[Publicado originalmente no Mobile Time] Os smartphones Android terão comunicação via satélite, o que permitirá que enviem e recebam mensagens de texto, como alertas para serviços de emergência, mesmo quando estiverem em áreas sem cobertura celular. Isso será viabilizado graças a uma parceria firmada entre Qualcomm e Iridium com a criação de uma solução batizada de Snapdragon Satellite.
A novidade estará presente em smartphones equipados com a plataforma móvel Snapdragon 8 Gen 2, desenvolvida pela Qualcomm. Os primeiros smartphones com a comunicação satelital habilitada serão modelos top de linha que chegarão ao mercado no segundo semestre deste ano.
Os aparelhos equipados com o referido chipset da Qualcomm vão poder se conectar à constelação de satélites de baixa órbita da Iridium através da banda L (frequência entre 1 GHz e 2 GHz), com cobertura global. Estima-se que 85% da superfície da Terra não conta hoje com cobertura celular.
Além de smartphones, o Snapdragon Satellite poderá servir quaisquer outros dispositivos dotados com o chipset da Qualcomm. A solução também vai operar com redes 5G não terrestres (5G NTN, na sigla em inglês), tão longo estas entrem em funcionamento.
Vale lembrar que a Apple incluiu comunicação satelital para serviços de emergência no iPhone 14, em parceria com a Globalstar, mas com operação limitada inicialmente a usuários nos EUA e Canadá.