Em nova reviravolta, bolsa de NY confirma exclusão de operadoras chinesas

A retirada das principais operadoras chinesas (China Mobile, China Telecom e China Unicom) da listagem da Bolsa de Nova York (NYSE) virou uma novela: após anunciar a exclusão das empresas e depois desistir do movimento, a NYSE afirmou nesta quarta-feira, 6, que realmente vai banir o trio de teles asiáticas.

O anúncio da bolsa nova-iorquina veio apenas dois dias após a própria NYSE afirmar que não prosseguiria com a deslistagem. Segundo comunicado, a reviravolta é fruto de uma nova recomendação feita pelo Departamento do Tesouro dos EUA.

No caso, o órgão governamental entendeu que transações de ações do trio devem ser proibidas como compliance com uma ordem federal assinada por Donald Trump em novembro. O documento bloqueia investimento norte-americano em empresas que o Departamento de Defesa alega serem de propriedade ou controladas por militares chineses.

Notícias relacionadas

A história, contudo, pode não ter chegado ao fim: segundo a própria NYSE, as três companhias chinesas têm o direito de que a decisão seja revisada por um comitê do conselho de administração da bolsa. De toda forma, a previsão é que as ações do trio tenham negociação suspensa a partir de 11 de janeiro.

Impacto

No início da semana, a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC) classificou a decisão como politicamente motivada, mas minimizou o impacto da medida, que afetaria apenas 2,2% das ações circulantes da China Mobile, China Telecom e China Unicom, perfazendo cerca de 20 bilhões de yuans (US$ 3,1 bilhões), segundo dados da agência.

Ainda assim, as idas e vindas interferiram no preço dos papéis do trio. Operadora mais afetada pela exclusão, a China Mobile teve suas ADRs desvalorizando 5,42% na NYSE nesta quarta-feira, após alta de 9,19% no dia anterior (influenciada então pela desistência da deslistagem).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!