1% de assinantes consome 50% dos dados móveis, revela estudo global

Um estudo global, realizado pela empresa britânica Arieso junto a diversas operadoras móveis e divulgado nesta sexta-feira, 6, destaca alguns pontos interessantes: 1% dos assinantes mais ‘famintos’ por banda larga móvel das teles móveis consome metade de todos os dados transferidos. O outro ponto é que quanto mais avançado for o handset, maior será a demanda por dados. Esta afirmação parece, à primeira vista, óbvia; porém a pesquisa da Arieso vai além e cita números. De acordo com o levantamento, os usuários do iPhone 4S utilizam o dobro de dados em relação aos do iPhone 4 e quase o triplo sobre os usuários do iPhone 3. O estudo também mostra que os donos do Google Nexus One acessam duas vezes mais dados que os usuários do iPhone 3G.

Notícias relacionadas
Para o CTO da Arieso e autor do estudo, Michael Flanagan, essas informações podem ser boas ou ruins para as operadoras. Tudo depende da postura de cada uma delas diante desses dados. “A introdução de dispositivos cada vez mais sofisticados, bem como a demanda crescente do consumidor, vêm criando enorme pressão sobre as redes móveis. A crise de capacidade é uma ameaça bastante real para as operadoras móveis e deve ficar ainda mais difícil em 2012”, comenta ele, que revela ser este o primeiro levantamento global a estabelecer uma comparação de fluxo de dados entre modelos de smartphones. “As operadoras têm essa informação e agora precisam projetar e ampliar a capacidade de suas redes para dar conta dessa demanda crescente. O gargalo está principalmente no backhaul e nas estações radiobase”, adverte. “É preciso investir em infra, gastar tanto quanto for necessário”, acrescenta.

Números

Considerando os usuários de dispositivos móveis mais ávidos por dados (apelidados, no estudo, de ‘extremos’), o levantamento estabelece o iPhone 3G como referência (100%) para comparar sua demanda de dados com a de outros terminais. A Arieso fez uma divisão por tipo de serviço e de conexão.

Chamadas de dados por assinante:
HTC Google Nexus One: 221%
Sony Ericsson Xperia X10: 157%
HTC Desire: 156%

Volumes de dados de uplink:
Modems 3G (diversos): 2.654%
HTC Desire S: 323%
iPhone 4S: 320%

Volumes de dados de downlink:
Modems 3G (diversos): 2.432%
iPhone 4S: 276%
Samsung Galaxy S: 199%

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!