A Telebras e a SES registraram a marca de 1,5 mil pontos de acesso à Internet implementados nana região Norte, como parte do programa Programa de Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC).
A capacidade foi fornecida por meio do satélite SES-17. O programa visa levar conectividade a comunidades carentes, incluindo escolas, postos de saúde, assentamentos rurais e aldeias indígenas. A SES foi contratada, ao lado de outros fornecedores satelitais, como forma de ampliar a capacidade da Telebrás com o SGDC.
A parceria com a SES faz parte dos acordos com a iniciativa privada buscados pela Telebras para atender o GESAC. A operadora internacional é responsável pela operação e manutenção dos serviços gerenciados. Os sites estão sendo conectados desde abril de 2024 e também são suportados pelo novo gateway da SES em Hortolândia (SP).
"A SES é um grande parceiro que compartilha nosso compromisso de aumentar a inclusão digital em todo o Brasil e, com sua solução de Enterprise gerenciada via satélite SES- 17 e a capacidade de alcançar áreas remotas em todo o País, continuaremos a fornecer acesso à Internet que muda vidas para muitas pessoas", afirmou Frederico Siqueira, presidente da Telebras.
"O Brasil fez progressos significativos nos últimos anos na melhoria do acesso da população à Internet, mas ainda há espaço para melhorias no alcance e na qualidade dos serviços que cobrem algumas áreas populacionais de baixa densidade no País", explicou Omar Trujillo, vice-presidente de Enterprise Americas da SES. "Temos o prazer de apoiar a Telebras como parte do Programa GESAC e, ao mesmo tempo, contribuir para o avanço social de comunidades que historicamente tinham pouca ou nenhuma conectividade".
O programa GESAC é voltado principalmente para comunidades em estado de vulnerabilidade social localizadas em áreas rurais e remotas em todo o Brasil. Ele é coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom) e conta atualmente com mais de 15 mil pontos de Internet gratuita em operação.