MCTIC prepara programa para Cidades Digitais

Vítor Menezes, secretário de telecomunicações do MCTIC

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou nesta quinta-feira, 5, o acordo de cooperação com o Ministério de Desenvolvimento Regional para o desenvolvimento do programa Câmara Cidades 4.0, com o foco de estimular a digitalização dos municípios. De acordo com o secretário de telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes, o objetivo é reorganizar os incentivos das outras áreas de governo, para otimizar os investimentos, com orientação para a digitalização dos serviços públicos. A Câmara contempla um dos segmentos definidos (cidades) no decreto que instituiu as prioridades da estratégia nacional para a Internet das Coisas (IoT) e será um espaço para debates envolvendo governo, setor privado, academia e Poder Legislativo.

Menezes informou que o primeiropasso será conhecer a realidade dos municípios, estabelecendo indicadores. "O

Notícias relacionadas
modelo considera níveis que variam entre um e cinco, com base em aspectos como:planejamento para se tornar uma cidade inteligente, ações alinhadas a esteplanejamento, integração com outras unidades da federação e o que foi efetivamenteimplantado e encontra-se em fase de otimização", explicou. O resultado iráalimentar o debate na Câmara Cidades 4.0.

O secretário também revelou queserá publicado um decreto presidencial com uma política pública, baseada emrecomendações na União Internacional de Telecomunicações (UIT), que irãonortear as diretrizes de avaliação das cidades.

Após o levantamento dos dados dosmunicípios, o foco será a construção de um novo plano para estimular e orientarinvestimentos na digitalização dos municípios. A expectativa é de que otrabalho seja concluído até o final do primeiro semestre de 2020. Além dosegmento cidades, a estratégia nacional de IoT deverá abordar indústria, saúde,e segmento agrícola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!