Labriola, da TIM, vê cenário para aumento de ARPU em 2020

O CEO da TIM, PietroLabriola, vê um movimento de reaquecimento no mercado brasileiro. "Ainda temosque esperar dezembro e o final do ano, mas o que percebemos nos últimos meses

Notícias relacionadas
foi um movimento de aquecimento", disse o executivo em encontro de final de anocom jornalistas. "Percebemos nas vendas do pré-pago e há outros sinais", disse.Para ele, ainda é preciso ver se foi um efeito da liberação de recursos do FGTS,promoções de Black Friday ou 13º. De qualquer maneira, diz ele, o foco em 2020será no aumento de receitas. "O aumento da receita média (ARPU) é fundamental.E para isso a gente precisa fazer com que as pessoas percebam valor naconectividade, porque estamos disputando com outros gastos dos nossos usuários.E o consumidor brasileiro é um consumidor que usa muito a Internet". Uma dasestratégias, por exemplo, pode ser passar a cobrar um pequeno valor porcomodidades que hoje são oferecidas no modelo de zero-rating, ou seja, como benefíciosem uso dos dados.

Sobre o leilão de 5G,Labriola entende que existe um desafio comum a governo e empresas que éentender o que se busca com o 5G. "Nas outras tecnologias, as decisões partiamdo capex, do funding e das receitas que podiam ser geradas. Agora (com o 5G)vai além, porque é preciso que outros mercados, todo o ecossistema, também façaesse movimento", diz o executivo.

Entre os váriosmodelos possíveis, ele aposta que a TIM terá uma vantagem de adotar o modelo debanda larga fixa pela rede 5G (FWA). "A gente não tem uma rede legada fixa, nãoprecisa ficar decidindo se é melhor manter o foco nas redes existentes ou fazeruma nova", diz. "Vamos com a estratégia certa onde for melhor", ressalta. Paraa TIM, a rede 5G permitirá à operadora entrar, por exemplo, na distribuição deconteúdos OTT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!