Regulação flexível abre caminho para consolidação vertical, diz Balbino, da Anatel

Foto: Pexels

Dentro do tema de regulações mais brandas, ou mesmo desregulação, a Anatel tem procurado flexibilizar as regras para dar maior dinamismo ao mercado. Um exemplo citado pelo superintendente de competição da agência, Abraão Balbino, diz respeito à tendência de consolidação no mercado. "Tradicionalmente, nós observamos o ecossistema digital apenas em nível de telecom, mas hoje há muitas necessidades de novas fusões e aquisições, especialmente horizontais, mas também verticais", declara. Ele esclarece que uma possível barreira com a Lei do SeAC (Lei 12.480/2011) pode interferir em transações como a compra da Time Warner pela AT&T, mas que isso não se aplica em outras verticais, como a de teles com over-the-top (OTTs). "Para conteúdo que não é SeAC, não tem problema. De verticais para baixo, na infraestrutura, também não", explica ele a este noticiário após participação em evento da GSMA em Buenos Aires. "Por exemplo, a Vivo poderia comprar ou ter uma operadora só para conteúdo não linear na Internet, ou poderia se consolidar com alguma grande OTT no mercado", diz.

Um exemplo dado por Balbino é o da ampliação do limite de espectro para as operadoras, recentemente aprovado pela autarquia. "Quando a gente mudou a regulação de espectro para permitir uma dinâmica de spectrum cap mais inteligente, porque não é orientada a uma faixa específica, mas sim nas redes maiores e tolerando concentração desse mercado, a gente de alguma maneira criou condições para o mercado transacionar", justifica. Contudo, ele reitera que a reguladora não escolhe um número ideal de competidores, e procura equilibrar a concorrência com a sustentabilidade. "Mas o que vai acontecer, a Anatel não decide. O mercado vai escolher ou não se vai seguir. O que não queremos é ser casuístas, com a agência mudando regulamento 'na tora'", afirma.

O ponto principal, afirma, é tentar não interferir sem necessidade. "Teremos que reduzir o nível de regulação e criar condições para outro nível de discussões regulatórias, porque a necessidade de novos modelos de negócio também é importante", explica.

Notícias relacionadas

* O jornalista viajou a Buenos Aires a convite da GSMA.

1 COMENTÁRIO

  1. Analise muito bem fundamentada. Complemento que a questão das condutas anticompetitivas é que precisam de uma atenção especial por parte das Agências Reguladoras.As condutas por parte das Empresas que dominam o mercado, incentivam a ampliação das regras e o seu aprofundamento na forma de regulamentação. Desta forma nunca é demais lembrar sobre a necessidade de práticas compatíveis com o ambiente saudável da competição, tornando cada vez mais desnecessária esta vasta regulamentação do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!