Anatel publica estudo que dá suporte ao TAC da Telefônica

Regulação

Um dia antes do Tribunal de Contas da União (TCU) voltar a analisar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Telefônica, a Anatel publica, nesta terça-feira, 5, a íntegra do estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que justifica a escolha das cidades que serão atendidas com banda larga em projetos adicionais da operadora. O levantamento indicou que a demanda reprimida por acesso à Internet no país pode chegar a 11,6 milhões de domicílios.

De acordo com o texto do documento, na expansão da banda larga, a priorização do mercado potencial é o que gera maior retorno econômico, seguido pelo tamanho da população. Assim, por esses critérios, a população jovem e a de baixa renda seria mais beneficiada com a ampliação do acesso à Internet. Para o Ipea, o uso do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) não é o melhor critério para atendimento de localidades sem banda larga.

O TAC da Telefônica tem sido criticado por falta de transparência e por escolher cidades onde já há oferta de banda larga. Pequenos provedores, TIM e Claro já pediram esclarecimentos à Anatel, que ainda estuda as solicitações. Mas, em função disso, pediu um prazo de 180 dias para concluir os ajustes pedidos pelo TCU.

Notícias relacionadas

Duas comissões da Câmara também querem debater o TAC da Telefônica em audiência pública e, nesta quarta-feira, 6, o tema volta à pauta do TCU.

Veja aqui o estudo do Ipea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!