TIM terá 10 mil hotspots Wi-Fi até o fim de 2012

A TIM decidiu investir em uma rede própria com tecnologia Wi-Fi para desafogar suas Atenas de terceira geração (3G). A operadora instalará 10 mil pontos de acesso Wi-Fi nas principais cidades do Brasil até o fim de 2012. As prioridades serão áreas públicas com grande concentração de pessoas, como praças, estádios e aeroportos. "Aumentar a rede 3G custa cinco vezes mais que Wi-Fi, considerando a mesma capacidade", calcula uma fonte da operadora.

Notícias relacionadas
Para o assinante da TIM, a rede Wi-Fi será como um complemento à cobertura 3G, sem a necessidade de fazer um plano à parte. Por exemplo: o usuário pré-pago do Infinity Web pagará os mesmos R$ 0,50/dia quando acessar as redes Wi-Fi ou 3G. Tampouco será necessária uma senha para Wi-Fi. A TIM fará uma autenticação automática de seus usuários através do SIMcard. Haverá também pontos de acesso públicos, para a conexão gratuita de não assinantes. Neste caso, porém, a rede dará acesso apenas a websites de interesse público, como portais governamentais etc.

O primeiro teste está sendo feito na favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, cuja rede Wi-Fi deve entrar em funcionamento comercial em meados de janeiro. Outra comunidade carente a receber a novidade será o Complexo do Alemão, também no Rio de Janeiro, no primeiro trimestre do ano que vem.

Análise

Com a novidade, a TIM vai se equiparar à Oi, que adquiriu a rede Wi-Fi da Vex. A estratégia de desafogar a rede 3G só faz sentido para operadoras que tenham uma ampla infraestrutura de fibra óptica para escoar o tráfego. É o caso da Oi com sua rede fixa e da TIM nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo com a rede da recém adquirida AES Atimus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!