Telefônica avalia que é certa a licença para o DTH

Após um contato pessoal com os três conselheiros da Anatel nesta terça-feira, 5, o ainda presidente da Telefônica, Fernando Xavier (que deixa o cargo em 2007, dando lugar a Antônio Carlos Valente), avaliou que não existe nenhum óbice por parte dos conselheiros para conceder a licença para operação do DTH solicitado pela empresa. Xavier, porém, não quis especular sobre a causa do atraso em conceder a licença pedida desde maio. ?Normalmente este tipo de licença é concedida em menos de 60 dias. Não sei dizer qual a razão de tanto atraso?. O presidente da Telefônica disse que teve certeza que a Anatel sabe que não existe nada na legislação que impeça a operadora de obter a sua outorga. ?A outorga deve sair?, avaliou. Em relação à criação do Grupo de Trabalho Interministerial para avaliar propostas de alteração na legislação e na regulamentação do setor, Xavier disse considerar ?que o governo é soberano para avaliar situações em que seja necessário alterar a legislação em função do interesse nacional.?

Nada de errado com a parceria

O presidente da Telefônica revelou que a parceria que a empresa firmou com a DTHi para oferecer o serviço de televisão por assinatura via satélite foi comunicada à Anatel em 30 de agosto passado. Até o presente momento, a Anatel fez apenas um único pedido de esclarecimento sobre o assunto, solicitando à Telefônica que informasse que programação seria veiculada no serviço: ?como nada mais nos foi dito, nós tivemos a certeza que não havia nenhuma problema em iniciar a parceria?. O presidente da Telefônica disse ainda que situação semelhante ocorreu com a parceria comercial entre a Telmex (Embratel) e a Net, que lançaram um produto comercial combinando todos os serviços antes que a Anatel aprovasse as mudanças acionárias na Net. ?É a mesma situação, pois o triple play da Net/Embratel é uma parceria comercial, como a nossa com a DTHi. Se pode ser feito com aquelas empresas, uma delas controlada por capital estrangeiro, por que não pode ser feito com a nossa? Queremos os mesmos direitos?, acentuou.

Notícias relacionadas
Na verdade, no caso da Net, a Anatel deu a aprovação prévia para que a Embratel passasse a integrar o capital da operadora de cabo em dezembro de 2004. O que ficou para depois foi a aprovação do Cade, que aconteceu apenas na semana passada. Em agosto de 2005 a Net começou a oferecer aos seus clientes o Livre, produto da Embratel. Mesmo assim, o Net Fone Via Embratel (produto combinado entre as duas empresas) só foi lançado uma semana depois de a Anatel encaminhar ao Cade parecer favorável, do ponto de vista concorrencial, à entrada da tele na empresa de TV por assinatura, em março deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!