Alocação de faixas para 3G será votada semana que vem

O conselho diretor da Anatel analisará em reunião na semana que vem a proposta de modificação da resolução 376, para a realocação de faixas de espectro destinadas ao SMP (Serviço Móvel Pessoal), o que inclui aquelas que serão leiloadas para serviços de terceira geração (3G) em 2007. Para 3G foram separados duas faixas: entre 1,92 GHz e 1,975 GHz; e entre 2,11 GHz e 2,165 GHz. Ao todo serão vendidos cinco blocos: um de 15 + 15 MHz e quatro de 10 + 10 MHz. A idéia é que eles atendam às quatro grandes operadoras em atuação em cada região, mais um possível quinto novo entrante. Caso não surja esse quinto concorrente, o bloco de 15 + 15 MHz será dividido em três partes. Aí passarão a ser três blocos de 15 + 15 MHz e um de 10 + 10 MHz.
Entre as modificações da resolução 376 está incluída também a destinação para o SMP de dois blocos de 10 + 10 MHz que podem interessar especialmente à Vivo, que precisa de mais espectro para sua operação.
Está nos planos da Anatel a criação de um regulamento para definir critérios para o uso eficiente do espectro. Seria avaliada não apenas a eficiência técnica, mas também econômica e funcional, explicou o gerente geral de certificação e engenharia de espectro da Anatel, Francisco Giacomini Soares. Ele participou nesta terça-feira, 5, do seminário FMC & IMS Latin América 2006, realizado no Rio de Janeiro.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!