A Upload Ventures, gestora de venture capital focada em negócios de tecnologia e software, acaba de anunciar um aporte na Simetrik, plataforma colombiana de soluções financeiras. O investimento será realizado a partir do fundo da Upload focado em growth, que é ancorado pela TIM. O valor do aporte não foi revelado.
Fundada em 2019 por Alejandro Casas e Santiago Gómez, a Simetrik é uma fintech que atua como uma plataforma de software como serviço (SaaS) para o público B2B, permitindo que as áreas financeiras de empresas possam organizar e automatizar seus fluxos de pagamentos. Assim, a carteira de clientes é formada por players do calibre de Nubank, Mercado Livre, Rappi, PagSeguro e Itaú, por exemplo.
"Temos a missão de solucionar os desafios de conciliação e automação financeira enfrentados por empresas de todo o mundo. Nossa expansão global é estratégica, mas sem perder de vista a nossa atuação regional. A abordagem da Upload Ventures em gerenciar negócios com foco no crescimento sustentável fez dela a parceira ideal para essa nova fase", diz Santiago Gómez, cofundador e COO da Simetrik, em nota.
Com a proposta, a startup havia levantado até então US$ 88,8 milhões, segundo dados da plataforma Crunchbase. No cap table, estão nomes como o Goldman Sachs, o Mercado Livre Fund e a Endeavor Catalyst. Usando Inteligência Artificial (IA), Big Data e uma tecnologia no-code, a empresa processa 750 milhões de transações diariamente, em 35 países.
Na apresentação dos resultados do segundo trimestre nesta terça-feira, 5, a TIM afirma já ter investido cerca de US$ 36 milhões no fundo da Upload, entre investimentos na Topsort, plataforma de mídia para o varejo baseada em IA, e na própria Simetrik.
"A escolha da Simetrik para o fundo reflete a nossa visão de alavancar a inovação como fronteira do negócio, neste caso, aplicada às soluções de governança financeiras, mais eficientes e seguras. O fundo se propõe como habilitador do desenvolvimento digital para diversos setores que compõem a economia brasileira", afirma a CFO da TIM Brasil, Andrea Viegas, em comunicado.