Ao completar 23 anos, Anatel pode ter futuro com mais atribuições

Leonardo Euler e Vitor Menezes

A Anatel completou nesta quinta-feira, 5, aniversário de 23 anos. Em cerimônia na sede da agência, em Brasília, a ocasião foi comemorada com uma recapitulação das ações do primeiro órgão regulador do País, com a atuação pós-privatização até as recentes medidas de simplificação regulatória e de auxílio no combate à pandemia do coronavírus

Mas também foi visto como um futuro para a Anatel a chegada de mais responsabilidades, especialmente com a incorporação da regulação de serviços postais com a possível privatização dos Correios. O ponto foi mencionado tanto pelo recém-empossado secretário executivo do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes, quanto pelo conselheiro Carlos Baigorri, também recentemente oficializado

"É importante que a Anatel esteja preparada para as novas atribuições. Receber mais trabalho é sinal de competência", afirmou Baigorri. Na visão dele, a criação da Agência Nacional de Comunicações (Anacom) é um movimento bem vindo. "Faço votos para que isso aconteça para regularmos mais um setor."

Notícias relacionadas

A proposta de criação da Anacom veio do próprio Minicom em outubro, quando o ministro Fábio Faria enviou uma minuta para a Subchefia para Assuntos Jurídicos (SAJ), para depois chegar à Casa Civil. De lá, ela pode ser encaminhada para o Congresso, para aprovação – ou não. Mas além dos serviços postais, a agência poderá abraçar também outras funções, que ainda não estão previstas nesse projeto de lei: as da radiodifusão. 

OCDE

Em seu discurso, Vitor Menezes citou que um dos desafios futuros da Anatel será a de aplicar as sugestões do relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Entre outras várias ações, o documento propôs a criação de uma agência única, que abraçasse não só as telecomunicações, mas também a Ancine e atribuições de radiodifusão do Minicom. 

Sobre o relatório da OCDE, o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Moraes, também ressaltou que o relatório da OCDE reconhece o trabalho que tem sido realizado pela agência como um dos aspectos positivos do ambiente brasileiro das telecomunicações.

O secretário executivo não nomeou diretamente, mas disse que haveria "alguns temas sensíveis" a serem adotados após a OCDE. Em seguida, mencionou a possibilidade da incorporação do setor postal, "se for a vontade do Congresso". E também colocou que haverá o "desafio de repensar a radiodifusão, com o serviço de acesso condicionado passando por mudanças".

Huawei

Menezes ainda destacou que a Anatel precisará estar preparada para a eventual decisão sobre aspectos de segurança das redes de telecomunicações. "Depois que a decisão for tomada, quem vai tomar conta disso é a Anatel, junto com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI)", declarou. O GSI editou normas de cibersegurança para o 5G em março, analisadas inclusive em recente estudo da área técnica da Anatel que apontou os desafios de implementação das medidas.

Homenagens

O presidente da Anatel, Leonardo Euler, citou como desafios para o próximo ano da agência o leilão de 5G. Segundo ele, "a busca por critérios técnicos e econômicos para a questão da TVRO tem sido explorada a fundo, conforme a portaria editada". Outra questão a ser enfrentada é a regulamentação do novo modelo, a Lei nº 13.879/2019.

Os demais conselheiros estiveram presentes, incluindo Vicente Aquino, que terminou o mandato na quarta-feira, 4. Após discurso, no qual enalteceu ações da agência, especialmente por sua atuação na presidência do CDUST, e até pediu desculpas pelos debates calorosos, Aquino recebeu uma homenagem pela prestação de serviços. Já como conselheiro substituto, o superintendente de Competição, Abraão Balbino, também estava na cerimônia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!