Nextel e Claro vencem o prêmio Anatel- Prática Inovadora 2019

Foto: Pixabay

As prestadoras Nextel e Claro receberam nesta terça-feira, 5, o prêmio Anatel – Prática Inovadora 2019. A entrega ocorreu durante cerimônia que marcou o 22º aniversário do órgão regulador. O prêmio reconhece as práticas inovadoras de prestadoras de serviços de telecomunicações voltadas ao atendimento dos consumidores.

A Nextel foi a vencedora na categoria Prestadorasde Pequeno Porte (PPP) com o projeto "Somos todos clientes". O presidente da

Notícias relacionadas
operadora, Roberto Rittes, recebeu o prêmio das mãos do conselheiro da Anatel,Emmanoel Campelo. Segundo Rittes, o projeto vencedor foi iniciado 30 mesesatrás, com envolvimento de toda a empresa. "Ele nos dá orgulho não apenas peloimpacto na qualidade do atendimento, transformando os resultados financeiros daempresa, mas, também, mesmo como operador pequeno, por ajudar a transformar osetor", afirmou o executivo.

O projeto teve por objetivo promover uma mudança cultural na operadora e colocar a satisfação dos clientes como sua principal diretriz de negócios. Nessa visão, métricas de satisfação, por exemplo, passaram a compor o bônus colaborativo dos funcionários. Entre os resultados estiveram a evolução de indicadores de satisfação dos consumidores da empresa, redução do volume de reclamações na Anatel, aumento do índice de solução e da nota do consumidor para os atendimentos realizados na plataforma online para solução de conflitos consumidor.gov.br.

Na categoria referente às prestadoras que não se enquadram no conceito de Pequeno Porte, o projeto premiado foi o "Aplicativo Meu Técnico", da Claro. O conselheiro Vicente Aquino fez a entrega do troféu ao vice-presidente de relações institucionais da Claro, Fábio Andrade. "Pelo aplicativo, a partir do momento em que o consumidor solicita um serviço, ele acompanha pelo celular o trajeto, a localização, o nome e a fotografia do técnico. O aplicativo é muito simples, mas deu bastante resultado", explicou Andrade.

O projeto da Claro permite ao consumidor acompanhar data e horário da visita agendada, receber notificação quando o técnico está a caminho, acompanhar o deslocamento e tempo estimado de chegada, e ter acesso ao nome e foto nome do técnico que fará a visita, entre outras funcionalidades. A iniciativa proporcionou redução de reclamações da prestadora junto à Anatel, diminuição de ligações para a central de atendimento da empresa e também redução da quebra de agenda e de visitas improdutivas.

Na cerimônia, o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, reforçou o ponto de vista regulatório mais alinhado com a percepção do usuário ao afirmar: "continuaremos a reforçar medidas que possam efetivamente empoderar os consumidores, de forma que sejam agentes cada vez mais ativos na regulação".


Atendimento

O atendimento foi o tema escolhido para a primeira edição do Prêmio Anatel – Prática Inovadora por ser fator crítico na satisfação do consumidor, segundo a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida promovida pela Anatel. A pesquisa é realizada desde 2015 e, em todas as edições, o atendimento, ao lado de capacidade de resolução de demandas, recebe as piores avaliações pelos mais de 100 mil consumidores entrevistados anualmente.


"Este prêmio é um estímulo para que as prestadoras criem soluções inovadoraspara sua relação com os consumidores, com total respeito aos seus direitos.Assim, além de cobrar providências das prestadoras quanto à correção deproblemas, a Agência também se dispõe a reconhecer as boas práticasimplementadas por elas", declarou a superintendente de Relações com osConsumidores, Elisa Vieira Leonel.
 

Participaram do prêmio, pelas PPPs: Algar Telecom, Copel Telecomunicações, Idigitais Serviços de Internet, Nextel e Unifique Telecomunicações. Na outra categoria, enviaram seus projetos: Claro, Oi, Telefônica e TIM.

Os projetos foram avaliados por servidores da Anatel e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e representantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST) e da comunidade acadêmica. (Com assessoria de imprensa da Anatel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!