Motorola reforça compromisso com o Brasil e lança versão mundial de high-end

Em seu primeiro lançamento mundial após a finalização da aquisição pela Lenovo, a Motorola Mobility anunciou nesta quarta-feira, 5, no Brasil, o smartphone high-end Moto Maxx. A companhia encara essa aposta como reafirmação de um compromisso com o mercado brasileiro, que continua sendo considerado como "a segunda casa" da fabricante.

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Entre os executivos da Motorola que estiveram presentes no lançamento aparelho em São Paulo, houve certa animosidade em relação aos antigos donos. "Como parte do Google, tivemos muitos recursos e muita tecnologia, mas o negócio primário deles não era smartphones, e para a Lenovo é", disse o vice-presidente de gerenciamento de produtos da Motorola, Steve Sinclair.

O presidente da Motorola Mobility, Rick Osterloh, corrobora essa relação com a antiga dona, alegando que havia menor interoperabilidade. "Somos muito mais importantes para a Lenovo. Somos uma grande parte dos negócios deles, o smartphone é o futuro e somos completamente estratégicos. Isso não era necessariamente verdade com o Google", declara. Ele diz que a empresa nunca realmente foi integrada ao Google, mas que a relação comercial não mudará. "Eles vão se manter como parceiros próximos", garantiu, reforçando a estratégia de continuar utilizando o sistema operacional Android sempre em sua forma mais pura possível nos aparelhos.

Planos para o Brasil

Osterloh voltou a garantir que a atuação da Motorola no mercado brasileiro continuará a mesma. Ele reconhece que, "no futuro, a Lenovo pode vender smartphones no Brasil", mas que não há necessariamente planos para utilizar a fábrica da empresa em Jaguariúna (SP) ou da fabricante chinesa em Itu (SP) e Manaus. "Continuamos a expandir, estamos contratando gente e ela (a fábrica da Motorola) vai receber investimentos", destaca o presidente da Motorola Mobility no Brasil, Sérgio Buniac.

O fato é que o desempenho da empresa atualmente a coloca em segundo lugar no mercado brasileiro, atrás apenas da Samsung. "Não abrimos resultados, mas o Brasil atingiu todos os compromissos financeiros que tinha com a corporação", garante Buniac. Isso se traduz nas vendas: o Moto G é o smartphone mais vendido no Brasil, segundo a empresa, e o Moto E já tem quase 2 milhões de unidades vendidas.

Bateria de 40 horas

De relance, o Moto Maxx lembra o Moto X, outro high-end da empresa e que foi lançado no mês passado no País. Na verdade, trata-se de uma versão idêntica à que foi lançada na semana passada nos Estados Unidos com o nome de Droid Turbo, em acordo de exclusividade com a operadora Verizon. A diferença da versão brasileira é no chipset de antena (para se adequar aos padrões e frequências de 3G e 4G brasileiros) e na ausência de aplicativos e customizações da tele norte-americana.

O Brasil é o primeiro a receber essa versão mundial do aparelho, que tem como destaques a tela de 5,2 polegadas com resolução Quad HD (3840 × 2160 pixels) e densidade de 565 pixels por polegada (ppi); bateria de 3.900 mAh, que garante 40 horas de uso; processador quad-core S4Pro Snapdragon da Qualcomm com 2,7 GHz; 3 GB de RAM; e armazenamento interno de 64 GB. Além disso, ele tem tela Gorilla Glass 3.0 e é resistente à água e poeira. O acabamento é para durar: a traseira é composta em "nylon balístico" e, no interior, ele tem uma camada de klevar, material utilizado em coletes a prova de balas. Rick Osterloh cutuca a Apple ao dizer que, por esse acabamento, "o aparelho não dobra facilmente".

O preço da versão pré-paga do Moto Maxx, que já está disponível no varejo, é de R$ 2,2 mil. O aparelho deverá chegar a todas as operadoras na próxima semana. Sérgio Buniac justifica que não há subsídio no preço do smartphone, que é abaixo de concorrentes como iPhone. "A gente tem a mesma estratégia do Moto G – consumidores não precisam pagar mais, e com o Moto Maxx tem essa filosofia", afirma.

Wearable

A Motorola lançou neste dia também o Moto 360, relógio conectado da empresa. O preço sugerido do dispositivo vestível é de R$ 800.

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