GSA registra 113 redes LTE lançadas no mundo

Levantamento da associação global de fornecedores móveis (GSA) divulgado nesta segunda-feira, 5, registra 113 redes LTE lançadas comercialmente em 51 países, com mais de 500 dispositivos anunciados até o dia 2 de novembro último. Com mais 195 implementações em andamento, até o final deste ano serão 166 redes lançadas em 70 países. Para 2013, serão 209 redes em 75 países, de acordo com o estudo.

Notícias relacionadas
Ao todo são 360 operadoras investindo na tecnologia 4G em 94 países, um crescimento de 45% em relação ao ano anterior. Isso inclui empresas que já lançaram o serviço e mais 52 operadoras em 11 países que estão em estágio de "pré-comprometimento", o que significa testes, estudos e projetos-piloto com a rede. Apenas nos últimos 12 meses, 77 operadoras lançaram serviços LTE comercialmente.

A GSA acredita que o LTE é a tecnologia móvel de desenvolvimento mais rápida da história e que está entrando em uma fase "mainstream" a partir deste final de ano. A entidade afirma que órgãos reguladores estão entendendo a necessidade por mais espectro para operações da rede 4G, citando recentes licitações no Chile, Croácia, Dinamarca, Lituânia, Romênia e Rússia.

A tendência, diz a GSA, é de que o refarming da frequência de 1.800 MHz impulsione significativamente a implementação do LTE no mundo, sendo responsável por 36% de todas as redes 4G atuais, com 41 operadoras em 29 países lançando o LTE1800 como um sistema de banda única ou como parte de instalação multibanda. O levantamento destaca também o modo de espectro desemparelhado LTE TDD do grupo 3GPP, que deve ser lançado por 11 operadores, complementando a oferta de LTE FDD.

Para aproveitar a rede 4G, já há 521 diferentes aparelhos compatíveis com LTE de 79 fabricantes no mundo, incluindo variantes de frequência e de operadoras. Segundo a GSA, isso é um crescimento de 164% em relação ao ano passado, quando foram registrados 197 devices.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!