GSA registra 113 redes LTE lançadas no mundo

Levantamento da associação global de fornecedores móveis (GSA) divulgado nesta segunda-feira, 5, registra 113 redes LTE lançadas comercialmente em 51 países, com mais de 500 dispositivos anunciados até o dia 2 de novembro último. Com mais 195 implementações em andamento, até o final deste ano serão 166 redes lançadas em 70 países. Para 2013, serão 209 redes em 75 países, de acordo com o estudo.

Ao todo são 360 operadoras investindo na tecnologia 4G em 94 países, um crescimento de 45% em relação ao ano anterior. Isso inclui empresas que já lançaram o serviço e mais 52 operadoras em 11 países que estão em estágio de "pré-comprometimento", o que significa testes, estudos e projetos-piloto com a rede. Apenas nos últimos 12 meses, 77 operadoras lançaram serviços LTE comercialmente.

A GSA acredita que o LTE é a tecnologia móvel de desenvolvimento mais rápida da história e que está entrando em uma fase "mainstream" a partir deste final de ano. A entidade afirma que órgãos reguladores estão entendendo a necessidade por mais espectro para operações da rede 4G, citando recentes licitações no Chile, Croácia, Dinamarca, Lituânia, Romênia e Rússia.

A tendência, diz a GSA, é de que o refarming da frequência de 1.800 MHz impulsione significativamente a implementação do LTE no mundo, sendo responsável por 36% de todas as redes 4G atuais, com 41 operadoras em 29 países lançando o LTE1800 como um sistema de banda única ou como parte de instalação multibanda. O levantamento destaca também o modo de espectro desemparelhado LTE TDD do grupo 3GPP, que deve ser lançado por 11 operadores, complementando a oferta de LTE FDD.

Para aproveitar a rede 4G, já há 521 diferentes aparelhos compatíveis com LTE de 79 fabricantes no mundo, incluindo variantes de frequência e de operadoras. Segundo a GSA, isso é um crescimento de 164% em relação ao ano passado, quando foram registrados 197 devices.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.