Comissão de Infraestrutura aprova nova Lei do Cade

A Comissão de Infraestrutura do Senado Federal aprovou nesta quinta-feira, 5, o PLC 06/2009, mais conhecido como nova Lei do Cade. O projeto cria uma nova organização para o sistema antitruste brasileiro, reduzindo instâncias de análise e instituindo a avaliação ex ante dos atos de concentração. Um dos pontos mais polêmicos do texto foi deixado de fora no parecer final do relator, senador Wellington Salgado (PMDB/MG). Para alívio da Anatel, a atribuição da agência reguladora de instruir processos no setor de telecomunicações com impacto concorrencial está mantida na proposta aprovada hoje.
A manutenção das atribuições da Anatel foi fruto de uma intensa negociação com a agência reguladora, conforme apresentado pelo próprio relator em seu parecer. Em sua análise, Salgado apresentou constatações de um estudo elaborado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que elogia o sistema de cooperação entre agências reguladoras e o Sistema de Defesa da Concorrência, mesmo quando não há acordos formais nesse sentido – caso da Anatel e Cade.
"Nesse sentido, parece-nos equivocado substituir o modelo de cooperação institucional equilibrada e de complementaridade de competências existente hoje por um sistema que transforma as agências reguladoras em meros órgãos pareceristas do Cade, ao determinar àquelas a obrigação de prestar, sob pena de responsabilidade, toda a assistência e colaboração que lhes for solicitada pelo Cade, inclusive elaborando pareceres técnicos sobre as matérias de sua competência", avaliou o senador. Salgado também demonstrou particular preocupação com a possibilidade de, mantido o texto original, a Anatel ficar submissa a um órgão da mesma hierarquia administrativa, o Cade.

Notícias relacionadas
Nova ordem
A manutenção do status da Anatel como órgão de instrução foi a grande modificação feita no texto. De resto, a proposta foi mantida conforme encaminhada à comissão, com a criação de um novo ordenamento dos órgãos antitruste. O projeto aprovado reorganiza o sistema em três níveis de análise concorrencial: o Tribunal Administrativo de Defesa Econômica, responsável pelo julgamento dos casos; a Superintendência Geral, onde serão abertos os processos e feitas as análises prévias de atos de concentração; e o Departamento de Estudos Econômicos, cuja função será a elaboração de pesquisas e estudos para subsidiar as análises.
A grande mudança prática é que os atos de concentração passarão a ser analisados previamente à consolidação das operações comerciais. No atual regime, o Cade só analisa depois de o negócio estar consumado. Outra alteração relevante é a redução do faturamento mínimo onde a análise do sistema antitruste brasileiro é obrigatória. Com a nova lei, todas as operações onde um dos grupos envolvidos tenha faturamento bruto anual de R$ 150 milhões no ano anterior à operação terão seus atos de concentração analisados. Na lei atual, esse piso é de R$ 400 milhões.
Em princípio, o projeto ainda precisa passar pelo crivo da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), segundo o último despacho da presidência do Senado, antes de ser votado no Plenário da Casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!