[Publicado originalmente no Mobile Time] O Facebook concluiu que a causa da pane em seus sites e aplicativos na última segunda-feira, 4, foi um erro na configuração de um roteador de backbone que coordena todo o tráfego entre os data centers da empresa. "O problema no tráfego de rede gerou um efeito cascata na forma como nossos data centers se comunicam, levando à interrupção dos serviços", escreve a equipe de engenharia da empresa em comunicado publicado em seu site para explicar o diagnóstico do apagão mundial que tirou do ar os serviços de Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram por cerca de seis horas no mundo inteiro. A empresa nega que tenha havido qualquer vazamento de dados decorrente da pane.
A falha impactou também ferramentas e sistemas que os funcionários do Facebook usam em seu dia a dia, o que atrasou o trabalho de identificação do problema e sua solução, justificou a empresa.
No texto, a equipe de engenharia pede desculpas a todos aqueles que foram impactados: "Pessoas e empresas ao redor do mundo confiam em nós diariamente para permanecerem conectados. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm sobre as vidas das pessoas e nossa responsabilidade de mantê-las informadas sobre problemas em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender melhor o que aconteceu desta vez de forma que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente".
Instalado em 99% dos smartphones brasileiros, segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria no Brasil, o WhatsApp é o app mais popular no País. O apagão escancara a dependência do brasileiro ao WhatsApp.