MCTIC quer integrar atuais sistemas de rastreamento ao plano de IoT

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) quer integrar os sistemas de identificação e rastreamento por radiofrequência (RFID) em operação no país. Para isso, está elaborando um projeto que visa juntar essas iniciativas ao Plano Nacional de Internet das Coisas  e usar a tecnologia para criar soluções em áreas como mobilidade urbana, segurança e transporte de cargas.

O ministro Gilberto Kassab abriu a primeira reunião do grupo de trabalho que se debruça sobre o tema, nesta quarta-feira, 4. Além do MCTIC, outros 12 ministérios integram o projeto.

Na primeira fase, o MCTIC vai reunir demandas e exemplos das tecnologias usadas atualmente pelas outras pastas. Em uma etapa seguinte, a implantação do sistema integrado será testada pelo Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e pela prefeitura de Santo André (SP), como explica o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, José Gontijo.

Notícias relacionadas

"Nossa ideia é pegar todas as experiências que esses órgãos têm e tentar integrá-las ao Plano de Internet das Coisas, para que a gente possa implementar no país uma eficiência no transporte de cargas e passageiros, por exemplo. Hoje, existem iniciativas isoladas de monitoramento que não se interconectam", detalhou.

A iniciativa também conta com participação de duas entidades vinculadas ao MCTIC, a Ceitec, empresa pública que atua no segmento de chips de identificação automática, e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!