Publicidade
Início Newsletter Gired declara livre faixa de 700 MHz em 503 cidades

Gired declara livre faixa de 700 MHz em 503 cidades

Na reunião do Gired (grupo que coordena a implantação da TV digital) realizada nesta quarta, dia 5, decidiu-se que em 503 cidades o espectro de 700 MHz será declarado livre para o LTE, bastando que as empresas manifestem à Anatel o desejo de entrar em operação para que possam utilizá-lo. Obviamente, o espectro estará livre para aqueles que ganharam, no leilão de 700 MHz, o direito de operar na faixa. Mas a decisão é importante porque significa que nessas cidades não existem mais radiodifusores ocupando a faixa nem risco de interferências. Entre as cidades estão Teresina/PI e mais 129 cidades no Piauí, 128 municípios na Bahia, 18 no Ceará, 28 no Maranhão, 86 na Paraíba, 48 em Pernambuco, 27 no Rio Grande do Norte, 32 em Minas Gerais e três no Tocantins.

Pesquisa

O Gired, contudo, ainda não chegou a um entendimento em relação aos critérios de pesquisa que serão utilizados em Brasília para aferir o nível de digitalização dos domicílios na capital. Ao contrário do que aconteceu em Rio Verde, os radiodifusores não querem que sejam contados os domicílios com aparelhos de tela fina (LCD ou plasma) como digitalizados, já que uma parte desses equipamentos hoje está sendo utilizada com o sinal analógico de TV e não tem sequer a capacidade de recepção digital. Uma deliberação sobre esse critério ficou acertada para uma reunião extraordinária no dia 20 de outubro, às vésperas do desligamento, previsto para o dia 29. Segundo apurou este noticiário, ainda existe um impasse entre radiodifusores e a Seja Digital (EAD) sobre esse critério, e muito provavelmente caberá ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) arbitrar a questão.

Notícias relacionadas
No dia 25 haverá a reunião ordinária do Gired para avaliar os índices apurados na última pesquisa do Ibope, que vai a campo em Brasília dia 16 para levantar o percentual da digitalização dos domicílios antes do desligamento. De qualquer maneira ficou definido que os pontos de distribuição dos set-tops ficarão abertos por mais 45 dias após o desligamento, e que a campanha ainda perdurará por mais 30 dias.

Comunicação mais clara

Outra deliberação do Gired foi no sentido de tornar mais clara a comunicação que está sendo feita pelo sinal analógico das emissoras de TV informando sobre o desligamento. A mensagem (logotipo de analógico e contador regressivo de tempo) será colocada sobre um fundo preto e a fonte será ampliada para corpo 32, para melhorar a legibilidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile