Anatel prorroga consulta do regulamento de acessibilidade

A Anatel prorrogou para até o dia 17 deste mês o prazo para contribuições à proposta de Regulamento Geral de Acessibilidade em Telecomunicações, em consulta pública desde o dia 3 de agosto. Os pedidos de prorrogação foram apresentados pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) e pela Claro e aprovados parcialmente por meio do circuito deliberativo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 5.

O regulamento proposto tem por objetivo estabelecer regras que proporcionem às pessoas com deficiência a fruição de serviços de telecomunicações e a utilização de equipamentos de telecomunicações em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, por meio da supressão das barreiras à comunicação e informação, ou seja, procura resguardar e reforçar os direitos das pessoas com deficiência, entre eles o direito à acessibilidade, à isonomia e ao atendimento especializado e individualizado.

Entre as exigências está a oferta de planos de serviço específicos para pessoas com deficiência auditiva; a existência de mecanismos de interação com o consumidor que atendam as expectativas das pessoas com deficiência; a existência de atendimento especializado; e disponibilização de site acessível. Outra previsão é o estímulo à modernização dos orelhões adaptados para pessoas com deficiência auditiva por meio de recursos como videochamadas, envio e recebimento de mensagens, acesso à internet diretamente pelo terminal ou por meio de conexão sem fio, observados os avanços tecnológicos.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!