Transição para TV digital poderia ser antecipada em regiões mais avançadas, sugere GSMA

Teoricamente, a transmissão de TV aberta com sinal analógico em 700 MHz será encerrada somente em 2016. Entretanto, se o governo aprovar de fato a destinação dessa faixa para telefonia celular, a GSM Association (GSMA) entende que seria possível antecipar a transição naquelas regiões ou grandes cidades onde a migração para TV digital estiver mais avançada. "A transição poderia ser regionalizada. Mas antes é preciso definir qual será o destino da faixa de 700 MHz", comenta o diretor da GSMA para o Brasil, Amadeu Castro.

Notícias relacionadas
Nos EUA, o desligamento da transmissão de TV analógica foi precedido de um esforço do governo para subsidiar a compra de adaptadores para recepção do sinal digital, pois às vésperas da conclusão da transição muitas residências ainda possuíam televisores incompatíveis. Questionado sobre o risco de o Brasil chegar a 2016 em situação similar, Castro sugeriu que o subsídio ao consumidor poderia ser custeado pelo próprio leilão de 700 MHz, separando para essa finalidade parte da receita arrecadada.

Castro ressaltou, contudo, que ainda aguarda a decisão final do governo brasileiro sobre a destinação da faixa de 700 MHz. Embora haja uma sinalização em favor dos serviços móveis, o martelo ainda não foi batido. "Esperamos que essa decisão chegue no ano que vem", declarou.

Estudo

A GSMA divulgou nesta sexta-feira, 5, a versão brasileira do seu estudo intitulado "Observatório Móvel", que consiste em uma fotografia do mercado brasileiro de mobilidade. O Brasil está em quarto lugar no ranking mundial de penetração móvel, com 140% (140 linhas móveis em serviço para cada 100 habitantes), atrás apenas de Rússia, Alemanha e Reino Unido. A projeção da entidade é de que em 2014 haja 135 milhões de terminais de banda larga móvel (3G e 4G) em operação no País. A GSMA calcula que o setor de mobilidade gere um impacto econômico anual da ordem de R$ 90 bilhões no Brasil e comporte cerca de 250 mil postos de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!