Telecom está isento da possível crise em 2012, diz consultoria

O mercado de telecomunicações será pouco ou nada afetado, caso a economia global volte a entrar em colapso. A opinião é de Camila Saito, economista da Tendências Consultoria.

Notícias relacionadas
Para ela, o segmento ficará, ao menos inicialmente, protegido de uma possível recessão por conta de sua dependência maior da economia doméstica, ou seja, da renda dos brasileiros. “Neste caso é mais complicado para mercados que dependem mais da conjuntura econômica”, explica.

Nesta quarta-feira, 5, a Tendências divulgou um estudo no qual prevê um arrefecimento na expansão dos serviços de telefonia móvel, à medida que a banda larga e a TV paga serão os serviços de telecom mais procurados em 2012.

Os acessos em banda larga, grande vedete do setor para os próximos anos, deve ter crescimento de 29% em 2012, impactado pelos investimentos maciços das operadoras após o governo aprovar a nova regulamentação da TV paga e das ofertas de baixo custo com o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). No ano que vem a soma de conexões fixas e móveis à Internet de alta velocidade deve levar o serviço a ter 32 milhões de assinantes, uma alta de 28,8%. Para a banda larga móvel, consultoria projeta um crescimento de 30% entre janeiro e dezembro de 2012, quando a modalidade de acesso deve chegar a 10 milhões de modems.

No mesmo período, a TV paga também apresentará crescimento, destacou a consultora. Ao longo dos 12 meses do próximo ano, o serviço atingirá 16,89 milhões de clientes.

Telefonia

Conforme o prognóstico, a telefonia móvel encerrará o ano com 238,5 milhões de assinantes, um crescimento de 17,5% no quarto trimestre. Entretanto, na mesma base de comparação, o segmento chegará ao final do próximo ano com 269,4 milhões de assinantes e crescimento de 13,0% sobre o trimestre anterior. “Este serviço tem crescido num ritmo muito forte nos últimos anos e, em alguns casos, o mercado já dá sinais de saturação”, comenta Camila Saito.

A consultora explica que, mesmo nos grandes centros, onde a penetração do serviço é mais forte, haverá crescimento, puxado pela demanda de conectividade máquina-máquina (M2M) e de clientes que usam mais de uma operadora para conseguir descontos. “Isso pode dar fôlego adicional ao setor”.

Na telefonia fixa, o estudo avalia dois cenários: enquanto a base de assinantes das concessionárias mantém um ritmo decrescente, chegando a dezembro de 2012 com 28,8 milhões de clientes, as incumbents atingirão 14,9 milhões de assinantes. O mercado total de linhas fixas ao final do ano que vem será de 43,7 milhões de acessos ao serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!