Desde que a TIM lançou, em junho de 2009, os planos Infinity e Infinity Pré, que inauguraram uma modalidade de cobrança das ligações entre clientes da operadora, inclusive em estados diferentes, houve uma mudança importante no mercado de longa distância. Ao usar o código 41, esses clientes passaram a ter tarifação por chamada, ao custo de 0,25 centavos, não mais por minuto como tradicionalmente se faz. Isso ampliou significativamente o uso da rede da TIM para chamadas de longa distância.
Os resultados estão no portal da Anatel. Antes da comercialização do produto, a operadora tinha 4,79% do mercado LDN. Findo o primeiro semestre de existência do plano, a TIM saltou para 26,8%, ultrapassando a Embratel, líder desse mercado até então, e assumindo uma inédita liderança.
Nesta terça-feira, 5, a Anatel divulgou em seu portal a participação das operadoras no mercado de longa distância nacional, em minutos tarifados. A TIM não apenas continua no topo da lista como ampliou sua margem em relação à concorrência, agora com 40,1% do mercado. Por outro lado, a Embratel apresentou um decréscimo inédito de 7%, caindo para 17,9%. Vale salientar que em dezembro do ano passado, a operadora fixa tinha 26,8%.
Nordeste
De acordo com a TIM , os clientes do Norte e Nordeste que migraram para o Sudeste foram os principais responsáveis pelo crescimento da operadora no mercado de longa distância nacional. "Esses clientes agora podem usar seu celular para entrar em contato com a região de origem". De fato, segundo dados da Anatel, a TIM lidera o mercado LDN em todos os estados do Nordeste, o que não acontece nas outras regiões do país. Em algumas cidades, como no interior do Ceará, a participação de mercado da operadora chega a 85%. No interior de Pernambuco, a TIM tem 82% dos serviços LDN e em Alagoas, 75%.