Infraestrutura e regulação serão tratadas em grupos separados no Programa de Banda Larga

A primeira reunião técnica do Comitê de Inclusão Digital do governo, responsável pelo Plano Nacional de Banda Larga, realizada nesta segunda-feira, 5, serviu para a definição de dois grupos de trabalho que tratarão dos eixos de criação do projeto. Um grupo cuidará da infraestrutura e outro, da regulação. Mas, segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, o governo não precisa que os dois grupos concluam seus trabalhos para iniciar a empreitada. "Ao fim dos 25 dias que restam do prazo dado pelo presidente Lula, o que for concluído será apresentado e o que não estiver terminado, continuará em discussões futuras", explicou.
Essa ressalva é importante uma vez que o grupo de regulação tratará de questões bem mais amplas, como a possibilidade de revisão da Lei Geral de Telecomunicações (LGT), prevista na própria lei. E o governo sabe que não terá tempo de arrematar assuntos como este. A parte que parece mais avançada é a da infraestrutura, já que o plano básico – usando as redes da Petrobras, Furnas, Chesf, Eletronorte e Eletronet – está traçado pelo Planejamento, que coordenará o grupo.
A previsão é que por volta do dia 10 de novembro a equipe apresente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o Plano Nacional de Banda Larga e o governo possa anunciá-lo. O projeto deverá conter ações de curto, médio e longo prazo, que vão além do uso das fibras das empresas de energia. Um dos temas proeminentes é o licenciamento de radiofrequências, pois o governo pretende buscar alternativas também para as redes de acesso nas cidades. Segundo Santanna, parcerias com empresas privadas não estão descartadas para esta parte do projeto.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!