TIM triplica antenas 5G no Rock in Rio e espera 400 TB de tráfego

Imagem: Rock in Rio

A TIM anunciou um reforço da conectividade móvel 5G na edição deste ano do Rock in Rio, previsto para acontecer entre os dias 13 e 22 de setembro. Para atender à demanda esperada de 910 mil pessoas ao longo do evento, a operadora aumentou o número de antenas 5G na Cidade do Rock.

Em 2024, serão 90 estações rádio base (ERBs) de quinta geração da TIM – três vezes mais do que em 2022, quando eram 25. O CTO da TIM, Marco Di Costanzo, contou em coletiva de imprensa nesta quinta, 5, que das 910 mil pessoas presentes no evento, 360 mil devem ser clientes da operadora. Isso representa uma média de 52 mil usuários da TIM por dia no festival.

Questionado por TELETIME, Costanzo revelou que a infraestrutura 5G no Rock in Rio foi dimensionada para conseguir fornecer uma velocidade média de download na casa dos 400 Mbps durante os principais momentos de pico – ou até 1 Gbps em horários de menor movimentação.

Notícias relacionadas

As 90 antenas 5G da TIM foram distribuídas entre os 385 mil metros quadrados do local onde ocorre o evento – área equivalente a 54 campos de futebol. A operadora também é patrocinadora do festival. 

3 vezes mais tráfego

A explicação para o aumento na quantidade de estações 5G no festival tem a ver com a nova perspectiva de tráfego este ano.

Na edição de 2022, os clientes da operadora consumiram 133 TB de dados sob a rede de quinta geração da TIM. Agora, em 2024, a previsão é de que esses usuários usem até 400 TB no evento – três vezes mais. 

Em 2022, os 10% dos clientes TIM no Rock in Rio conectados ao 5G geraram 20% do tráfego total. Neste ano, com um número maior de dispositivos compatíveis com essa tecnologia nas mãos dos usuários, 30% dos clientes da operadora devem estar conectados ao 5G – e respondendo por 50% do tráfego total.

Infraestrutura

De acordo com Di Costanzo, também será a primeira vez que uma operadora nas Américas vai utilizar a antena MetalDual da Huawei. A infraestrutura fornece 30% mais cobertura e 50% mais capacidade de tráfego, de acordo com a fornecedora chinesa.

Também serão utilizadas múltiplas bandas de frequência. No 5G, serão: 2,3 GHz, 3,5 GHz e 28 GHz (neste último caso, para aplicações específicas). Já no 4G serão 1,8 GHz, 2.100 GHz e 2.600 GHz.

imagem: Reprodução/TIM

Essas infraestruturas de rede estarão "camufladas" pelo festival, segundo Costanzo. As ERBs foram instaladas em totens no chão, nos distribuidores de som, torre de tirolesa, nas estruturas dos palcos e nos próprios biosites já existentes na Cidade do Rock.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!