Votação do caso AT&T/Time Warner é adiada por 120 dias

Foto: Sinclair Maia/Anatel – 2007

O conselheiro Moisés Moreira pediu nesta quinta-feira, 5, prorrogação do pedido de vista ao processo que avalia se a aquisição da Time Warner (hoje WarnerMedia) pela AT&T fere a vedação à propriedade cruzada estabelecida no artigo 5 da Lei do SeAC (12.485/2011). O processo estava pautado para ser analisado na reunião do Conselho Diretor desta quinta. Com a autorização do Conselho, Moreira segue o prazo regimental de até 120 dias para elaborar o seu voto.

Até o momento, o processo conta com dois votos favoráveis à operação: o do relator Vicente Aquino, que se manifestou na última reunião do Conselho Diretor, e do conselheiro Aníbal Diniz. A expectativa é de que presidente da agência, Leonardo Euler, e o vice, Emmanoel Campelo mantenham a posição de que a Lei do SeAC passe por reforma. Na prática, os conselheiros devem seguir a análise técnica e jurídica, que recomendam a rejeição da operação. Com isso, a decisão final deverá ficar com o conselheiro Moreira.

Anunciada em 2016 em negócio de mais de US$

Notícias relacionadas
85 bilhões, a compra da WarnerMedia pela AT&T foi aprovada em 2017 peloCade com restrições (como a manutenção de separação estrutural entre Sky eprogramadoras), mas ainda depende de análise regulatória da Anatel.

Em paralelo, o tema também vem tramitando de forma terminativa na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, por meio do PL 3832/19, do Senador Vanderlan Cardoso (PP/GO), que propõe a derrubada dos artigos 5 e 6 da Lei 12.485/2011 (Lei do SeAC). Os artigos em questão estabelecem as limitações de propriedade cruzada entre empresas de programação e empresas distribuidoras de conteúdo.

Na quarta-feira, 4, o relator do projeto na comissão, senador Arolde de Oliveira (PSD/RJ) apresentou um novo relatório em que acolhe emenda do senador Ângelo Coronel (PSD/BA) que muda o artigo primeiro da Lei do SeAC, incluindo no parágrafo primeiro dispositivo em que "exclui-se do campo de aplicação da lei o provimento de conteúdo audiovisual sob qualquer forma sob aplicações de Internet". A mudança gerou pedido de vistas do senador Major Olímpio (PSL/SP). No entanto, a expectativa é de que o projeto seja votado na Comissão, na sessão da próxima semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!