Anatel vai recalcular saldo do PGMU

O cálculo do saldo do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) provocado pela adequação à versão 4 do plano (relativo ao período 2016-2020) vai passar por uma nova revisão por parte da Anatel. Isso acontecerá apesar de o Conselho Diretor da agência ter rejeitado nesta quinta-feira, 5, nova reclamação das teles sobre o valor, que era de cerca de cerca de R$ 3,7 bilhões em maio passado. O cálculo do valor é importante, pois é com base nele que a União deve estabelecer compromissos de cobertura, por meio de decreto. O trabalho será feito pela área técnica do órgão regulador.

Durante o debate sobre o tema, o presidente da agência, Leonardo Euler de Morais voltou a chamar o PGMU IV de "puxadinho regulatório". Isso porque o plano estabeleceu metas de acesso fixo sem fio 4G para a prestação da telefonia fixa. "Quando se distorce objeto da concessão via PGMU, geram-se consequências. Chamar de 'puxadinho' é uma crítica elegante. E que guarda consonância com o que avaliamos no PERT [Plano Estrutural de Redes de Telecom], da carência principal na rede de transporte, uma vez que os pequenos provedores têm se mostrado competentes para a rede de acesso", apontou. 

"A política pública decidiu transformar um desperdício para garantir uma torneira bonita, que gera expectativa da população, mas sem o encanamento para levar a água até essa torneira. É preciso que nós, como agência, falemos ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que a política pública tem que ir ao encontro das reais necessidades do País. E o que vigora hoje não vai a esse encontro", completou Morais. 

Notícias relacionadas

Durante o debate o conselheiro Aníbal Diniz tambémmanifestou que o cálculo deveria correr no mesmo processo do Regulamento deObrigação de Universalização, que deverá ser apresentado para análise doConselho Diretor em breve. No entanto, a proposta não encontrou eco entre osdemais conselheiros e o processo deverá ser encaminhado, para a área técnica procederos novos cálculos, de forma independente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!