Abrint quer participar do Conselho do Fust e relação de municípios no PERT

Foto: pixabay.com/Pexels.com

Durante audiência publica da Anatel para debater o Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT) realizada nesta quarta-feira, 5, o gerente executivo da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Helton Posseti, destacou que a entidade de classe poderia ter assento no Conselho Gestor do Fust previsto no anteprojeto de lei que trata sobre o tema e que foi encaminhado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O executivo também defendeu que a agência deve apresentar, de forma mais detalhada, os municípios que serão atingidos pelos projetos do plano. Ele argumentou que, uma vez conhecidas as localidades, a entidade poderia obter mais informações sobre o impacto do projeto em cada município.

Posseti também defendeu que a duração do plano deveria ser de cinco anos, com revisões anuais. O argumento é de que a tecnologia avança em alta velocidade e o órgão regulador precisa acompanha de perto a dinamicidade do setor de telecomunicações. Atualmente, a proposta indica que o plano deve ter uma duração de uma década, com revisões a cada dois anos.

O gerente de universalização da agência, Eduardo Jacomassi, destacou que o órgão está atento é revelou que logo que o plano seja aprovado será implantada uma página especifica no site da agência, com o detalhamento dos municípios que demandam por infraestrutura. Ele aproveitou para pedir que as empresas prestem mais informações, pois os dados auxiliarão a elaboração da lista de municípios. . "Estamos disponibilizando no site da Anatel uma página onde é possível fazer uma autodeclaração para informar qual é o backhaul que atende a sua região. É importante que as informações sejam fornecidas para melhorar o nosso diagnóstico", afirmou Jacomassi.

Notícias relacionadas

O executivo da Anatel lembrou que o PERT é um diagnóstico com proposição de projetos. "Cada politica a ser desenvolvida vai ter que endereçar aos municípios. Politica pública é o que vai estabelecer a construção das redes. Todos saberão onde estão as lacunas", explicou.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!