Huawei quer estar entre as cinco nuvens públicas do mundo; aliança com teles é parte da estratégia

Guo Ping, CEO da Huawei

A fabricante chinesa Huawei há muitos anos tem adotado uma estratégia diferente em relações às suas concorrentes diretas no ambiente das telecomunicações. A empresa não só vende o conceito de que os serviços e redes de telecom devem caminhar para um intenso processo de migração para a nuvem e virtualização, como está ela própria investindo no desenvolvimento de plataformas de nuvens públicas. Na abertura de seu evento anual, o Huawei Connect, que acontece esta semana em Xangai, o CEO-rotativo da companhia, Guo Ping, disse que a empresa, em conjunto com os parceiros em desenvolvimento de nuvens públicas, querem estar entre os cinco maiores provedores de cloud do mundo, disputando hoje um espaço que é protagonizado por players como Amazon (AWS), Microsoft (Azure), Google, IBM e SalesForce, entre outras. Entre os parceiros estão justamente as empresas de telecomunicações.

A Huawei deu grande destaque à Cloud Alliance, uma espécie de aliança (não formalizada ainda) entre as empresas Telefônica, Deutsche Telekom e Orange para compartilhamento de capacidade de serviços em nuvem. As três empresas são grandes parceiros comerciais da Huawei e compartilham entre si plataformas de serviços em nuvem que adotam padrões e arquiteturas comuns e alguns princípios básicos. Entre eles, o de que os dados e informações dos usuários não são compartilhados nem comercializados. Na China a própria Huawei investe no desenvolvimento de uma nuvem pública, também parte da aliança.

A empresa compara a Cloud Alliance a alianças realizadas entre companhias aéreas, mas nesse caso entre empresas de telecomunicações com atuação em diferentes países. Cada empresa é responsável pelos seus próprios clientes, mas algumas funcionalidades e capacidades podem ser compartilhadas entre elas. Perguntado por este noticiário sobre qual seria a abrangência territorial principal da aliança, Guo Ping explicou que isso depende da atuação dos parceiros. Hoje, são empresas com atuação preponderante na Europa e nos países da América Latina, mas isso poderá depender da adesão de novos parceiros.

Notícias relacionadas

"Cada país tem uma realidade diferente de mercado, regulatória, por isso a expertise dos parceiros é essencial", disse o CEO da Huawei na conferência de imprensa.

Sobre o modelo de negócios da aliança, ele explicou que a Huawei não tem como foco a comercialização ou exploração econômica das informações, mas sim a venda dos equipamentos. As operadoras têm os seus respectivos modelos de negócio, mas o princípio comum é o de respeito ao sigilo dos usuários.

Enterprise

Outro segmento importante para o qual a Huawei tem dado grande destaque e que foi um dos destaques do primeiro dia do evento é o desenvolvimento de plataformas de serviços em nuvem para empresas e governos. A empresa trouxe vários casos, tanto de administrações públicas quanto de grandes clientes corporativos, que têm adotado tecnologias em nuvem para segurança pública, transporte, gerenciamento. Para a empresa, o próximo passo destes serviços é o intenso uso de inteligência artificial aplicada às necessidades específicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!