Operadoras planejam implantar dez vezes mais small cells até 2017

As operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, incluindo o Brasil, planejam implementar 10 vezes mais small cells até 2017 para dar conta do crescimento exponencial do tráfego de dados no período.

Notícias relacionadas
Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira, 5, pela Amdocs, o principal desafio das operadoras é alocar recursos para o planejamento das redes: ao menos 47% dos responsáveis pelos projetos deste nível disseram que isto atrasa o lançamento de produtos e serviços.

A pesquisa mostrou também que 94% das operadoras planejam um crescimento superior a 20 vezes o tráfego atual de dados nas redes de telecomunicações até 2017. Destes, 24% estimam que esta expansão seja de 50 vezes.

Por estes motivos, o investimento em ampliação e melhoria da cobertura continuará crescendo. Afinal, metade dos entrevistados disse que investirão entre 10% e 20% a mais na compra de equipamentos entre 2012 e 2017. Outros 23% preveem aumentar ainda mais esta modalidade de gastos.

Wi-Fi

De acordo com a pesquisa encomendada pela Amdocs, 88% das operadoras entrevistadas oferecerão serviços Wi-Fi como parte de seus serviços móveis até 2016. Destas, 22% preveem que o Wi-Fi seja integrado a pelo menos metade de suas estações móveis nos próximos cinco anos. Isso reduziria o tráfego de dados nas redes 3G e LTE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!