Netflix vem ao Brasil sem presença local

A Netflix anunciou nesta segunda, 5, sua chegada ao mercado brasileiro, o primeiro fora do continente norte-americano. Nos EUA, a empresa tem 25 milhões de assinantes de serviços de vídeo por entrega de DVDs e vídeo streaming, e começou este ano uma operação no Canadá.

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O CEO da empresa, Reed Hastings, veio ao país para anunciar o lançamento. O serviço custará R$ 14,99 ao mês, com uso ilimitado. No Brasil haverá somente a opção de streaming, sem distribuição física de DVDs.

Hastings não respondeu às perguntas sobre o tamanho do acervo para o mercado brasileiro. Os conteúdos são licenciados nos EUA, e a empresa deve manter no Brasil apenas equipes de suporte aos assinantes e cobrança. Não foram apontados executivos no país. Conteúdos locais, apenas algumas novelas da Bandeirantes. Mas o CEO disse que pretende com o tempo não apenas agregar conteúdos brasileiros à plataforma, mas também levá-los à base global de assinantes do serviço.

Perguntado se a falta de presença local não o deixava em desvantagem aos competidores já instalados aqui, Hastings disse que a expertise global da empresa compensará seu desconhecimento do mercado local. "Podemos fazer coisas que os locais não podem, como negociar os conteúdos globalmente, bem como as parcerias com os fabricantes de devices", disse. Curiosamente, uma rápida navegação no serviço mostra erros de tradução em nomes de filmes e seriados, como "Anatomia de Grey" ("Grey's Anatomy") e "Belleza Americana", fora alguns títulos de filmes em espanhol.

O serviço estará disponível inicialmente para computadores e consoles PS2, PS3 e Wii. Até o fim do ano, segundo a empresa, estará também em TVs conectadas da Samsung e LG, Xbox e nos dispositivos móveis da Apple (iPhone e iPad), além de Blu-ray players. Hastings disse que a Netflix tem parcerias globais com outros fabricantes, como Sony, Philips etc, e que todas essas parcerias devem ser replicadas no Brasil e nos demais países. Ele não informou se o serviço estará disponível no Apple TV nem qual será a política de relacionamento com os parceiros de plataforma e conteúdos.

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