Justiça alemã proíbe venda de tablet de 7,7 polegadas da Samsung

A batalha judicial mundial envolvendo Apple e Samsung no mercado de tablets teve um novo capítulo: a justiça alemã proibiu a venda do modelo de 7,7 polegadas da fabricante sul-coreana. A decisão foi tomada a pedido da Apple, que alega quebra de patentes relacionadas ao design do aparelho, que seria demasiadamente parecido com o iPad, apesar da diferença no tamanho das telas. Essa é a segunda decisão favorável à Apple tomada pela justiça daquele país, que há poucas semanas também proibiu a venda da versão de 10,1 polegadas do tablet Galaxy Tab da Samsung. Para piorar, a suspensão das vendas acontece justamente na semana em que se realiza em Berlim uma das maiores feiras de eletro-eletrônicos do mundo, a IFA, da qual a Samsung é uma das estrelas.
A briga entre os dois fabricantes não se restringe aos tribunais alemães. A Apple moveu ações na Holanda (neste caso contra o smartphone Galaxy S II), nos EUA e na Austrália. As alegações são sempre em relação à suposta cópia no design dos aparelhos e de suas interfaces. A Samsung revidou com processos similares em tribunais no Japão, EUA, Coreia do Sul e Alemanha. Vale lembrar que a empresa possui milhares de patentes na área de telecom.

Notícias relacionadas
Análise
A disposição da Apple em processar a Samsung demonstra a sua preocupação para com o crescimento da concorrente no segmento de tablets. Há outros fabricantes com modelos cujo design também lembra o iPad mas que não foram molestados. Ao mesmo tempo, embora possa ser preocupante à primeira vista, essa guerra pode ter um lado positivo para a Samsung, consolidando-a na mídia e na opinião pública como a grande competidora da Apple em tablets.
Por se tratar de duas mega corporações munidas com vastos arsenais de patentes, o mais provável é que a disputa caminhe para um acordo de encerramento dos litígios judiciais em algum momento futuro. Se isso incluir o pagamento de royalties por parte da Samsung à Apple, será aberto um precedente para que a fabricante do iPad mova processos similares contra outros concorrentes que produzem tablets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!