IntraLinks disponibiliza versão móvel para iOS

A troca de documentos confidenciais entre empresas durante uma negociação requer cuidado redobrado para que apenas as pessoas certas tenham acesso ao seu conteúdo. A norte-americana IntraLinks oferece um serviço homônimo baseado na web que se presta justamente a gerenciar o vai e vem de informações entre duas empresas, controlando quem pode ver quais documentos e mantendo um histórico dos acessos. O serviço é usado principalmente durante processos de fusão e aquisição ou de investimentos por fundos de private equity para a troca de informações estratégicas entre duas ou mais corporações. Arquivos como PDFs, textos de Word, imagens e planilhas referentes à negociação são armazenadas em um servidor na web e compartilhadas entre os envolvidos, mediante acesso controlado por senha e criptografia. Mais de 800 companhias na lista de 1 mil maiores do mundo da Fortune utilizam o IntraLinks, somando mais de 1 milhão de usuários.

A novidade é que agora o serviço pode ser acessado através de iPhone, por meio de um aplicativo lançado pela IntraLinks. O download é gratuito e o uso está incluído no preço do serviço. "Já era possível acessar pelo browser de qualquer celular, mas no aplicativo oferecemos uma interface customizada para a tela do aparelho e algumas funcionalidades extras", relata o vice-presidente de marketing e produtos da IntraLinks, Peter Bongiorno.

Notícias relacionadas

Um dos pontos primordiais do serviço é garantir a segurança das informações. Por isso, nenhum documento é armazenado na memória do telefone: os arquivos ficam provisoriamente gravados em cache durante a leitura e são apagados assim que a sessão é encerrada. "A localização temporária é um recurso previsto no SDK do iOS. Só o sistema sabe onde estão os arquivos durante a sessão", explica o executivo. Além disso, depois de alguns minutos inativo o aplicativo interrompe a sessão e exige um pincode para reabri-la.

A IntraLinks não tem ainda uma previsão de quantos downloads seu aplicativo terá. Mas considerava importante se posicionar em mobilidade. "Hoje em dia os funcionários de grandes empresas muitas vezes têm smartphones pessoais, que não os oferecidos pelas companhias, com os quais querem trabalhar. É preciso oferecer ferramentas de controle para o acesso das informações sensíveis das empresas através desses dispositivos", disse Bongiorno. Uma versão do IntraLinks para Android está em estudo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!