Decisão sobre Telefónica/Telecom Italia é liberada pela Justiça

A Justiça deu ganho de causa a Anatel na disputa com a Claro, que impedia a análise do processo de compra de parte da Telecom Italia pela espanhola Telefónica. A decisão foi expedida na terça-feira, mas divulgada pela 15ª Vara Federal do Distrito Federal apenas nesta quarta-feira, 5. A vitória permitirá que a Anatel inclua a análise da operação internacional na pauta da próxima reunião do conselho, provavelmente no dia 12. O presidente da agência, Ronaldo Sardenberg, disse que a confirmação sobre o conteúdo da pauta será divulgada amanhã.
O caso chegou à Justiça por conta de uma reclamação da Claro sobre o sigilo da documentação em análise pela Anatel. Em sua argumentação, a operadora alegava que a operação, ao envolver a controladora da TIM, teria impactos em suas atividades econômicas e, por isso, era necessário pleno acesso à papelada em tramitação na Anatel. A agência, por sua vez, recusava-se a dar acesso à companhia, alegando que se tratavam de informações sigilosas sobre concorrentes no mercado de telefonia móvel.
O impasse foi pacificado pelo juiz João Luiz de Sousa, que acolheu os argumentos da Anatel. A decisão proferida nessa terça-feira, 4, extinguiu o caso e cassou a liminar que havia sido concedida pela Justiça em favor da Claro no dia 17 de agosto de 2007. O juiz Sousa foi bastante objetivo em sua análise e interpretou que a Claro, na verdade, tinha interesses comerciais outros ao exigir o acesso às informações antes da decisão da Anatel.

Notícias relacionadas

175 cópias

?É óbvio que, se nem mesmo a principal interessada, TIM Celular S/A, tem o direito de conhecer a decisão a ser futuramente proferida pelo conselho diretor, muito menos o tem a terceira interessada, ora impetrante (Claro)?, afirmou o juiz em sua decisão. ?A impetrante, em posição privilegiadíssima, utilizaria, não tenho dúvida disso, em proveito próprio essa informação que, no jargão próprio da área, é conhecida como inside information?, completa mais à frente.
O juiz alega ainda que, se o interesse legítimo da Claro é contestar uma futura aprovação da compra ? em virtude dos impactos financeiros ao seu próprio negócio -, a empresa continua tendo a liberdade de procurar a Justiça e a própria Anatel, desde que isso seja feito depois de tomada a decisão de fato. ?A impetrante, após proferida a decisão da Anatel, poderá impugná-la por todos os meios administrativos ao seu alcance. E, após tomada definitiva na via administrativa, terá à sua disposição o poder Judiciário (aliás as operadoras de telefonia são freqüentadoras assíduas do Judiciário), para questionar toda e qualquer suposta ilegalidade?, esclarece o juiz, sem esconder a ironia.
Outro ponto que acabou desqualificando o pedido da Claro é que, segundo o juiz Sousa, há registros de que a empresa conseguiu ter acesso aos documentos solicitados judicialmente no dia 3 de agosto de 2007, quase 15 dias antes de ganhar a liminar assegurando este direito. Não bastasse isso, a operadora não só pode obter as informações que solicitava ? ressalvado o que foi considerado sigiloso pela Anatel ? como adquiriu 175 cópias do processo, segundo consta nos autos judiciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!