A operadora Viasat anunciou que o satélite ViaSat-3 F1 entrou em operação comercial. Agora, o modelo está disponível para clientes de aviação que operam na América do Norte, incluindo no Havaí.
Segundo o presidente do segmento de aviação da Viasat, Jimmy Dodd, a novidade vai beneficiar "milhões de passageiros" que usam Wi-Fi em aeronaves alimentadas pela operadora. "O lançamento do ViaSat-3 F1 para o setor de aviação vai melhorar significativamente a experiência dos passageiros na América do Norte, incluindo o acesso a conteúdo em streaming e a conexão com a Internet enquanto voam", completou o executivo.
"O anúncio também é um importante marco técnico para a Viasat, porque sinaliza o início dos serviços geradores de receita do primeiro de nossos três inovadores satélites ViaSat-3", disse o presidente de redes espaciais globais da Viasat, Craig Miller.
Lançado pela norte-americana em abril do ano passado, o ViaSat-3 F1é o mesmo satélite que apresentou grave anomalia na antena – o que comprometeu boa parte da capacidade do satélite.
Mesmo com a falha apresentada pelo satélite, a companhia seguiu realizando testes com o equipamento durante o primeiro semestre de 2024. A avaliação da Viasat foi de que o desempenho do F1 era melhor do que imaginavam, o que possibilitou agora o início da operação comercial na América do Norte.
"Os outros dois satélites ViaSat-3 estão nas fases finais de teste, incluindo a recente conclusão bem-sucedida dos testes de vácuo térmico no ViaSat-3 F3 e a conclusão bem-sucedida dos testes ambientais mecânicos no ViaSat-3 F2", completou Miller. Um destes satélites deve atender o Brasil.
O ViaSat-3 F2, segundo satélite da constelação da companhia, tem lançamento previsto para o primeiro semestre do ano civil de 2025. Esse modelo vai utilizar antenas da mesma fornecedora do F1 – mas de acordo com a marca, já com ajustes para evitar outras anomalias. Já o terceiro satélite (ViaSat-3 F3) deve ser lançado no final deste ano e possui outro fornecedor.