Telecom Italia sofre impacto da covid-19, mas avança conversas para rede neutra

Além de apresentar o balanço financeiro do segundo trimestre com quedas na receita e no lucro líquido após forte impacto da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Telecom Italia (controladora da TIM) também revelou um avanço nas negociações com o governo italiano para formação de uma rede neutra nacional no país europeu.

Em comunicado publicado nesta última terça-feira, 4, o conselho de administração da empresa considerou como "muito favorável" a aceleração do projeto de rede fixa única, nomeando o CEO, Luigi Gubitosi, para novas negociações. Desejo antigo do governo italiano, a iniciativa envolveria uma integração de ativos fixos com a Open Fiber (joint-venture da companhia de energia Enel e do banco CDP, ambos de controle estatal).

No mesmo comunicado, a Telecom Italia também revelou o adiamento, para o fim de agosto, da avaliação de uma proposta vinculante do fundo KKR por participação minoritária em seu novo veículo de redes neutras. A decisão seguiu pedido do governo e foi considerada um sinal positivo para a formação da rede única nacional. Nesta quinta-feira, 5, as ações da empresa na bolsa de Milão valorizaram 3,99%.

Notícias relacionadas

Durante teleconferência realizada também nesta quinta-feira, Gubitosi rechaçou a interpretação que uma interferência governamental tenha ocorrido na empresa. Por outro lado, pontuou que as negociações sobre a rede única ainda não têm desfecho certo. "Não podemos garantir que haverá um acordo, pois tem que ser algo que faça sentido para nós", afirmou. Um dos pontos em aberto é o interesse da Telecom Italia em exercer o controle da rede nacional.

FiberCop

Mesmo adiando em um mês a análise da proposta do KKR, a operadora tem indicado que a transação negociada com o fundo não seria impeditivo para a formação da rede única nacional ao lado da Open Fiber. Pelo contrário: o movimento foi classificado como um passo fundamental para a consolidação do modelo, inclusive possibilitando que demais empresas invistam na empreitada futuramente.

Batizado como FiberCop, o novo veículo planejado pela Telecom Italia deve reunir em uma empresa separada a infraestrutura passiva de última milha pertencente ao grupo, seja em fibra ótica ou em cobre. A proposta do KKR (negociada há 18 meses) é de 1,8 bilhão de euros por 37,5% da FiberCop, que teria valor de mercado de 7,7 bilhões de euros. Já o backbone de fibra seguiria integralmente com a Telecom Italia.

Números

De modo geral, as receitas do grupo italiano durante o segundo trimestre foram fortemente abaladas pela crise da covid-19 e recuaram 16,1%, para 3,795 bilhões de euros. A contribuição da operação brasileira no faturamento recuou 32% por conta da variação cambial no período que afetou os números em 230 milhões de euros. Organicamente, a queda na receita da TIM brasileira foi menor que a da matriz, ou 6,5%.

Já o Ebitda da Telecom Italia caiu 32%, para 1,663 bilhão de euros, enquanto o lucro líquido atribuído ao controlador no segundo trimestre recuou 69,4%, para 118 milhões de euros. Em seis meses, há alta de 23% neste indicador, para 678 milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!