T-Mobile lança rede 5G standalone com cobertura nacional nos EUA

A operadora norte-americana T-Mobile anunciou nesta última terça-feira, 4, o lançamento de uma rede 5G standalone (SA) classificada pela empresa como a primeira do gênero no mundo com cobertura a nível nacional. Com movimento, a empresa adicionou 2 mil novas cidades em sua área de cobertura 5G, chegando a 7,5 mil praças atendidas.

Ao contrário das redes 5G não standalone, que utilizam o núcleo (core) das redes LTE 4G já existentes, as redes standalone operam a partir de um core 5G. A arquitetura deve permitir maiores velocidades, menor latência (a T-Mobile reporta uma melhora de 40% no indicador durante testes) e funções como o network slicing (fatiamento de rede), considerado essencial para o uso do 5G em operações críticas no ambiente corporativo.

Segundo a T-Mobile, o core 5G também deve liberar todo potencial da banda de 600 MHz utilizada pela empresa na oferta do serviço, "cobrindo centenas de quilômetros quadrados a partir de uma única torre e entrando mais fundo nos edifícios". Na arquitetura não standalone, o 5G da empresa alcança apenas o raio de cobertura do espectro LTE de banda média ao qual o 600 MHz estava combinado.

Notícias relacionadas

Nokia e Cisco foram os fornecedores da T-Mobile no novo core 5G. A Nokia também é fornecedora de equipamentos de acesso, neste caso ao lado da Ericsson. Segundo a direção da operadora norte-americana, a adição de espectro da Sprint desde a aquisição desta também foi importante para a estratégia de expansão do 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!