Publicidade
Início Newsletter Cadastro de celulares roubados no Brasil soma 5,5 milhões de aparelhos desde...

Cadastro de celulares roubados no Brasil soma 5,5 milhões de aparelhos desde o ano 2000

O superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, José Alexandre Bicalho, afirmou nesta quarta-feira, 5, que o sistema de bloqueio de aparelhos roubados, provido pelas operadoras, será atualizado ainda este mês. O principal avanço será a dispensa de informar o IMEI do aparelho para que seja bloqueado.

Atualmente, sem que o dono do aparelho roubado o informe o IMEI não é possível fazer o bloqueio. Bicalho, que falou em audiência pública na Câmara dos Deputados sobre roubo de celulares, disse que a agência mantém desde o ano 2000 um cadastro que já soma 5,5 milhões de aparelhos furtados. “A prestadora registra a identificação dos aparelhos roubados no sistema e esses terminais não podem mais ser usados na rede, são bloqueados”, explicou.

O sistema, segundo Bicalho, ainda precisa ser melhorado. “Alguns problemas que identificamos são a falta de comunicação pelo usuário do número de identificação do aparelho (IMEI) e a dificuldade de incluir grandes volumes de aparelhos no sistema nos casos de roubos de carga, por exemplo”, reconheceu.

Notícias relacionadas

Entre as soluções propostas, estão: a possibilidade de bloquear o aparelho roubado apenas informando o número do telefone; uma nova interface que permita o bloqueio de muitos aparelhos de uma vez; o bloqueio por terceiros, como a Polícia Civil; e a atualização do sistema em nível nacional e não apenas local, como é hoje. “Estamos avaliando ainda a possibilidade de o usuário bloquear o aparelho através de um mecanismo do hardware. São tecnologias que estão sendo desenvolvidas pelos próprios fabricantes, e estamos aguardando”, informou.

O presidente executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, afirmou que há todo o interesse do setor em colaborar e bloquear o aparelho roubado. “Estamos trabalhando muito. O único cuidado que temos é não bloquear indevidamente celular de terceiros”, afirmou.

Levy reconheceu que pode haver falhas no sistema. “Ninguém conhece o IMEI. Na medida em que não for mais necessário informar esse número na hora do bloqueio, vai resolver a situação”, esclareceu.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile