Em um ano, tráfego de voz da TIM caiu 13% e de dados subiu 32%

A transição das receitas de voz para dados no setor de telefonia móvel brasileiro está acontecendo de maneira acelerada. Depois de a Vivo revelar que dados e serviços de valor adicionado (SVAs) se tornaram pela primeira vez a sua maior fonte de receita, agora é a vez de os números do balanço do segundo trimestre da TIM evidenciarem essa tendência. Em um ano, seu tráfego médio mensal de minutos (MOU) por usuário caiu 13%, passando de 137 para 119. No mesmo intervalo de tempo, o tráfego médio mensal de dados (BOU) por usuário cresceu 32% e a receita média mensal (ARPU) de dados por usuário aumentou 42%.

Na opinião do CEO da TIM, Rodrigo Abreu, o futuro da receita da companhia está em dados. "Esses resultados representam uma oportunidade. Existe muito potencial para crescimento de dados na grande massa da população brasileira", comentou o executivo durante teleconferência sobre os resultados do segundo trimestre, nesta quarta-feira, 5.

O tráfego médio mensal por usuário da TIM está próximo de 500 MB e vem crescendo rapidamente, obrigando a operadora a ajustar seus pacotes para planos pré, pós e controle. Cabe lembrar que essa é a média geral de toda a base: o valor varia muito de acordo com o tipo de plano e de aparelho do usuário. Aqueles com smartphones 4G têm um consumo médio próximo a 1 GB por mês, o que é três vezes maior que aqueles com aparelhos 3G, ressalta Abreu.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!