Vodafone processa Telecom Italia em mais de 1 bilhão de euros

O Grupo Vodafone está processando a Telecom Italia por abuso de poder dominante no mercado da Itália. Em comunicado enviado a este noticiário nesta segunda, 5, a companhia confirmou que está pedindo uma compensação por danos no valor de "mais de 1 bilhão de euros". A ação civil, feita pela Vodafone Italy no Tribunal de Milão, afirma que a controladora da TIM Brasil cometeu "uma série de abusos entre 2008 e 2013 com a intenção e efeito de impedir o crescimento da competição no mercado italiano de linhas fixas".

O grupo britânico de telecomunicações acredita que o processo vai "definir como as ações abusivas da Telecom Italia foram danosas à competição e inovação, limitou a escolha e minou o interesse mais amplo do consumidor italiano". A empresa espera ainda que a ação prove que a Vodafone Italy perdeu "clientes existentes e em potencial" por conta das "atividades predatórias" da incumbent italiana ao restringir o negócio fixo, "forçando a empresa a pagar custos artificialmente altos para poder competir no mercado".

O grupo britânico lembra que, em maio, a autoridade antitruste da Itália (Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato – AGCM) havia aplicado uma multa à Telecom Italia no valor de 103,794 milhões de euros pelo mesmo motivo. Na época, o órgão italiano afirmou que a holding "abusou, com dois comportamentos distintos, da posição dominante detida no fornecimento do serviço de acesso no atacado à rede local e à banda larga, impedindo a expansão dos concorrentes no mercado de serviços de voz e banda larga". A controladora da TIM negou a prática anticompetitiva e afirmou que iria recorrer ao Tribunal Regional Administrativo alegando que os números da AGCM seriam inconsistentes.

A multa em maio da Telecom Italia foi resultado de uma investigação iniciada ainda em junho de 2010, na qual a AGCM concluiu que a operadora impedia o acesso das concorrentes à infraestrutura, razão pela qual a empresa já havia sido multada em 88,182 milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.