A oferta da Embratel para aquisição de até 100% das ações preferenciais – sem direito a voto – da Net ficou abaixo do preço alvo estipulado pelos analistas. Por este motivo, existe a expectativa de que a oferta não alcance 100% de adesão. A OPA proposta pela Embratel vai pagar R$ 23 por ação da Net (NETC4), o que equivale a um prêmio de 23% sobre a média dos últimos 30 dias e 15% sobre a cotação da última quarta-feira, 4.
O preço alvo estipulado pela Ativa Corretora, por exemplo, é de R$ 28 por ação, o que é 18% maior que o preço da OPA da Embratel. O momento da OPA não foi bem visto pelo analistas porque as ações da Net vinham operando em baixa nos últimos meses. Os controladores da Embratel teriam se aproveitado desse momento de baixa para lançar a OPA. "Esta oferta confirma nossa expectativa quanto ao interesse da Telmex/America Movil de fechar o capital da Net, porém acreditávamos que aguardariam a mudança da regulamentação para fazer este movimento", diz o relatório da Ativa Corretora, assinado pela analista Luciana Leocádio.
Existe a expectativa ainda de que a oferta possa ser melhorada pela Embratel para aumentar a aceitação dos acionistas. Há ainda algumas corretoras que recomendam a aceitação da oferta porque os papéis, depois dela, teriam baixa liquidez.
Mercado