TIM lança 5G em Brasília na quarta-feira com 50% da população coberta

Alberto Griselli, presidente da TIM. Foto: Divulgação

A TIM anunciou nesta terça, 5, a sua estratégia comercial para o serviço de 5G, que será lançado pela operadora em Brasília (primeira cidade liberada pela Anatel) a partir da meia noite do dia 6. A operadora optou por um modelo que contempla o acesso à rede 5G a todos os clientes, mas com a possibilidade de um plano adicional para algumas experiências específicas. A conexão na quinta geração se dará aos atuais usuários de planos 4G sem ônus, e o plano adicional, chamado de "booster", será gratuito por 12 meses para quem contratá-lo dentro dos próximos três meses. Depois disso, deve custar cerca de R$ 20 (além do valor da conta normal), dará uma adicional de 50 GB de franquia a mais e permitirá acesso a serviços de games com baixa latência e outros serviços adicionais que ainda serão apresentados.

Segundo Alberto Griselli, CEO da operadora, além do plano adicional gratuito nos primeiros 12 meses, a TIM promete entregar o 5G com maior cobertura. "Em Brasília pretendemos em 60 dias cobrir 65% da população com 164 torres. No lançamento, teremos 100 já ativadas, que cobrem 50% da população. Será a maior cobertura entre todas as empresas", assegura a TIM.

Já o serviço de online gaming que a empresa pretende agregar ao "booster" 5G é uma parceria com a AWG Games, que tem no portfólio jogos AAA com partidas multiplayer (ou seja, com vários jogadores ao mesmo tempo) como Fortnite, GTA 5 e Elden Ring (estes últimos dois estão disponíveis apenas para computadores e consoles), entre outros. "São jogos online que demandam uma rede com baixíssimas latências e por isso fazem sentido estarem nesse pacote", diz Paulo Esperandio, CMO da TIM, destacando que outras aplicações deverão ser acrescentadas a esse pacote 5G, como realidade virtual.

Notícias relacionadas

Do ponto de vista técnico, o que esse pacote 5G faz é permitir aos usuários o acesso à rede standalone da operadora. Os demais clientes terão acesso ao 5G, mas na rede non-standalone, que compartilha algumas funções e elementos com a rede 4G e, por isso, não permite o uso pleno das capacidades do 5G. A TIM diz que não será necessária a troca do SIM Card e que basta a adesão ao plano por qualquer canal de relacionamento. Mas o terminal precisa estar preparado para a rede standalone, o que será informado ao cliente no instante da adesão.

A TIM reconhece que a base de clientes com terminais 5G ainda é pequena, da ordem de 3,5%, mas 50% dos aparelhos vendidos atualmente já são 5G e 70% do portfólio de aparelhos comercializados já é nesta tecnologia.

Rentabilidade

A rentabilização dos serviços 5G, segundo a TIM, virá de quatro caminhos diferentes. Para Griselli, o potencial de ganhos da operadora está nas seguintes frentes:

  • Eficiência de investimentos: Segundo Griselli, isso tem menos a ver com o cliente, e mais com uma tecnologia que tem desempenho melhor que o 4G. Isso significa que a operadora consegue absorver o crescimento de dados de maneira mais eficiente, gastando menos para expandir a rede.
  • Ganhos ao consumidor consumidor: segundo a TIM, o pacote oferecido neste momento é apenas um começo, e outros virão. "Precisamos de um tempo para aprender como o consumidor reage e no tempo vamos acrescentar mais coisas. Hoje está gratuito, mas pode ser precificado no futuro".
  • Benefícios ao mercado corporativo: "O 5G permite criar e desenvolver serviços no mercado corporativo que eram impossíveis com o 4G", diz ele. Os exemplos são conhecidos: Internet das Coisas, veículos conectados, automação de fábricas, redes privativas etc.
  • Banda larga fixa: segundo Griselli, o FWA é um serviço muito popular nos mercados dos EUA (Verizon e T-Mobile) e aqui no Brasil o potencial é pequeno porque o custo ainda é alto (US$ 250 por terminal de usuário – CPE). "Mas na medida que a escala mundial crescer e outros países entrarem, cai o custo do CPE e em alguns anos essa possibilidade pode fazer sentido", diz o presidente da TIM.

Prime Vídeo em todos os planos

Independente do lançamento de 5G, mas em linha com a estratégia da TIM para conteúdos de valor adicionado para seus clientes, a operadora deve anunciar nesta quarta, 6, a inclusão da assinatura do aplicativo de streaming Prime Video a toda a sua base de clientes, incluindo clientes pré-pagos. Segundo Esperandio, esta estratégia faz sentido para estimular o consumo de dados dos usuários e agregar valor à oferta, e está em linha com as parcerias que a TIM já fez com a Deezer e com a oferta de outros aplicativos semelhantes como Youtube Premium e Netflix, dependendo do pacote. A novidade é que o acesso ao Prime Video será para toda a base.

A operadora também planeja agregar aos clientes pós-pagos o acesso ao Amazon Prime, que inclui além dos conteúdos por streaming, o acesso ao serviço de entrega gratuita para determinadas compras feitas via Amazon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!