Justiça obriga elétrica a informar regras de compartilhamento de postes a PPPs na Bahia

A Coelba, concessionária de energia elétrica do estado da Bahia, foi condenada pela Justiça Estadual a divulgar previamente para as empresas de telecomunicações as regras de compartilhamento de postes para que as operadoras tenham conhecimento de valores, cláusulas e condições contratuais previamente estabelecidas. A ação foi movida pela Abrint contra a empresa de energia baiana, a partir de denúncias dos pequenos provedores que atuam no estado.

Segundo a Abrint, a Coelba estava exigido primeiro a aprovação de projetos e ocupação dos postes, para posterior regularização da relação contratual entre as partes, o que, segundo a associação, tem trazido prejuízos para as empresas prestadoras de serviços da Bahia, já que a relação, na avaliação da Abrint, se inicia viciada e sem respaldo jurídico.

Com a decisão, a Coelba não poderá mais exigir, por exemplo, a celebração de "Termos de Confissão de Dívida" como condição para assinatura do Contrato de Compartilhamento de Infraestrutura. "Não há formalização de contrato sem ciência das condições e não pode ser solicitado o compartilhamento sem contrato identificando as condições as quais deve ser submetido; tampouco pode haver aprovação de projeto sem a devida solicitação e a execução da obra deverá ser realizada apenas com o devido projeto aprovado", justifica a Abrint na ação.

Notícias relacionadas

A decisão judicial, proferida pelo Des. Edson Ruy Bahiense Guimarães, traça algumas premissas a serem observadas pelas empresas de telecomunicações no que tange a solicitação, para a Coelba, do pedido de compartilhamento de infraestrutura, a saber. São elas:

  • Primeiro, a Coelba deve dar publicidade e disponibilizar para os interessados em compartilhar a infraestrutura, os documentos que descrevam todas as informações acerca das condições. Ou seja, as empresas interessadas em compartilhar os postes da Coelba deverão formalizar o pedido junto à empresa de energia e encaminhar para as empresas interessadas as condições contratuais (leia-se: preços, vigência do contrato, índice de reajuste etc.);
  • solicitado o compartilhamento pelas empresas de telecomunicações interessadas, a concessionária de energia terá o prazo máximo de 90 dias, contados do recebimento do projeto técnico, para analisar e responder as operadoras acerca da viabilidade de compartilhamento dos postes. No caso da resposta ser negativa, a Coelba deverá expor, de forma clara, as razões;
  • com a aprovação do projeto técnico e concordância com as condições da Coelba, o próximo passo será a assinatura do contrato de compartilhamento de infraestrutura. Caso as condições apresentadas pela concessionária sejam abusivas, antes de assinar o contrato, as empresas interessadas podem se valer do Poder Judiciário questionando. No entanto, a Coelba já terá disponibilizado a minuta sob a qual as empresas solicitaram revisão para assinatura.

Além das regras acima, a decisão judicial ainda determinou que a Coelba se abstenha de realizar qualquer prática abusiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!