EAF inicia distribuição de 2,6 mil kits para usuários de parabólicas em Belo Horizonte

Foto: MARCUS DESIMONI / NITRO

A Siga Antenado, nome da Entidade Administradora da limpeza da Faixa de 3,5 GHz (EAF), iniciou em Belo Horizonte o agendamento para a distribuição e a instalação dos kits gratuitos para as famílias inscritas no CadÚnico e que utilizam antenas parabólicas tradicionais na banda C (TVRO). Os equipamentos novos sintonizarão os canais abertos de TV via satélite na banda Ku.

Isso confirma que a capital mineira deverá ser a próxima a ter o 5G liberado, após Brasília. Em seguida, as capitais que apresentariam as melhores condições para a conclusão da limpeza do espectro (não apenas para o TVRO, mas também para estações profissionais FSS) são Porto Alegre e São Paulo.

O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca a importância do engajamento dos usuários de parabólicas para o avanço da troca dos equipamentos. "É fundamental a participação e a mobilização da população para a agilidade do processo de migração, com a distribuição e a instalação dos equipamentos. A Siga Antenado trabalha para que os benefícios da nova tecnologia da parabólica de TV aberta cheguem o mais rápido possível na casa desses brasileiros", explica Guerra.

Notícias relacionadas

Segundo a EAF, a mudança para equipamentos de TV mais modernos vai oferecer aos usuários, como uma maior qualidade de sinal, imagem e som. "Cerca de 20 milhões de famílias no país acompanham o sinal aberto e gratuito via satélite na Banda C, que irá migrar para a banda Ku, a fim de evitar interferências na faixa de 3,5 GHz, reservada para o 5G. Desse número, estima-se que praticamente metade são beneficiários dos programas do Governo Federal", explica a entidade.

Quem precisa fazer a troca

Para quem assiste TV aberta usando antena parabólica tradicional, será necessário instalar novos equipamentos da parabólica digital para continuar usufruindo da programação aberta. Aqueles que utilizam a antena digital externa, do tipo espinha de peixe, ou a antena interna para assistir programação dos canais abertos de TV, já tem acesso à TV Digital e não precisarão fazer nada. Quem possui TV por assinatura também não será impactado e não precisa trocar os equipamentos.

As famílias registradas em programas sociais do Governo Federal e que têm antenas parabólicas tradicionais instaladas e em funcionamento devem entrar em contato com a central de atendimento da Siga Antenado para o agendamento da instalação da nova parabólica digital pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!