EAF inicia distribuição de 2,6 mil kits para usuários de parabólicas em Belo Horizonte

Foto: MARCUS DESIMONI / NITRO

A Siga Antenado, nome da Entidade Administradora da limpeza da Faixa de 3,5 GHz (EAF), iniciou em Belo Horizonte o agendamento para a distribuição e a instalação dos kits gratuitos para as famílias inscritas no CadÚnico e que utilizam antenas parabólicas tradicionais na banda C (TVRO). Os equipamentos novos sintonizarão os canais abertos de TV via satélite na banda Ku.

Isso confirma que a capital mineira deverá ser a próxima a ter o 5G liberado, após Brasília. Em seguida, as capitais que apresentariam as melhores condições para a conclusão da limpeza do espectro (não apenas para o TVRO, mas também para estações profissionais FSS) são Porto Alegre e São Paulo.

O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca a importância do engajamento dos usuários de parabólicas para o avanço da troca dos equipamentos. "É fundamental a participação e a mobilização da população para a agilidade do processo de migração, com a distribuição e a instalação dos equipamentos. A Siga Antenado trabalha para que os benefícios da nova tecnologia da parabólica de TV aberta cheguem o mais rápido possível na casa desses brasileiros", explica Guerra.

Notícias relacionadas

Segundo a EAF, a mudança para equipamentos de TV mais modernos vai oferecer aos usuários, como uma maior qualidade de sinal, imagem e som. "Cerca de 20 milhões de famílias no país acompanham o sinal aberto e gratuito via satélite na Banda C, que irá migrar para a banda Ku, a fim de evitar interferências na faixa de 3,5 GHz, reservada para o 5G. Desse número, estima-se que praticamente metade são beneficiários dos programas do Governo Federal", explica a entidade.

Quem precisa fazer a troca

Para quem assiste TV aberta usando antena parabólica tradicional, será necessário instalar novos equipamentos da parabólica digital para continuar usufruindo da programação aberta. Aqueles que utilizam a antena digital externa, do tipo espinha de peixe, ou a antena interna para assistir programação dos canais abertos de TV, já tem acesso à TV Digital e não precisarão fazer nada. Quem possui TV por assinatura também não será impactado e não precisa trocar os equipamentos.

As famílias registradas em programas sociais do Governo Federal e que têm antenas parabólicas tradicionais instaladas e em funcionamento devem entrar em contato com a central de atendimento da Siga Antenado para o agendamento da instalação da nova parabólica digital pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br.

Deixe seu comentário