CNI prevê ganhos de R$ 81,3 bi no PIB com a implantação do 5G até 2030

Foto: Pixabay

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) diz que se o 5G for implantado "rápido", o PIB brasileiro cresceria R$ 81,3 bilhões em 2030. Os dados são do estudo "Tecnologia 5G – Impactos econômicos e barreiras à difusão no Brasil", elaborado pela entidade e divulgado nesta terça-feira, 5. 

Trata-se de mais um estudo sobre o potencial da tecnologia de quinta geração que antecipa um forte impacto na economia nacional, corroborando outras pesquisas semelhantes. Mas a CNI também avaliou a possibilidade de implantação "lenta" – comparada com a acelerada, a diferença seria de 0,2 ponto percentual no PIB per capita. 

Com este cenário de implantação rápida, chamado pela Confederação de "mais otimista", a penetração do 5G em 2030 seria de 81%. O pior caso seria que, no mesmo prazo, chegasse a uma penetração de 40,5%.

Notícias relacionadas

Mas pode ser que a quinta geração não leve tanto tempo para atingir esse índice, uma vez que a política pública atrelada ao leilão do 5G já determina uma cobertura considerável da tecnologia até 2026. Por outro lado, conforme dados de abril da Anatel, penetração do 4G é de 104,9% após dez anos do leilão da faixa de 2,5 GHz (em junho de 2012). Também considerando dados divulgados no ano passado, mas referentes a 2020, a Anatel levantou que a cobertura 4G havia chegado em 64,7% dos municípios. 

Além disso, pesquisas apontam para uma adoção mais rápida do 5G do que a observada no 4G mundialmente.

Produtividade

A avaliação do PIB potencial é resultado do crescimento da população em idade ativa (PIA) e da produtividade de trabalho, indicador este que seria o mais impactado pela tecnologia móvel com as possibilidades de automação e digitalização no mercado. "Para impulsionarem a produtividade brasileira, novos métodos, como o monitoramento em tempo real do chão de fábrica e a comunicação entre máquinas, dependem não só da alta velocidade, mas sobretudo do baixo tempo de resposta e da criação das redes privadas", declarou em comunicado o superintendente de desenvolvimento industrial da CNI, Renato da Fonseca.

A CNI coloca que essa aceleração seria possível com "reformas necessárias", como atualização das leis de antenas municipais (a entidade apoia o PL nº 8.518/201, em tramitação no Congresso), regulamentação de redes privadas, uso de fundos setoriais "de maneira mais eficaz e transparente" e "redução da insegurança jurídica associada ao compartilhamento de infraestrutura". Apesar do recente avanço para a redução do ICMS, a entidade também diz que a aprovação da reforma tributária contribuiria com alívio de "peso de impostos indiretos sobre os serviços de telecomunicações".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!