Nokia e operadora australiana implementam 5G standalone em 700 MHz

A Nokia anunciou a ativação, em Sidney (Austrália), de uma rede 5G standalone (SA) na faixa de espectro de 700 MHz. A empreitada foi liderada pela operadora australiana TPG Telecom.

Segundo a fornecedora finlandesa, essa é a primeira ativação 5G do mundo na radiofrequência – largamente utilizada para entrega de serviços LTE (4G), inclusive no Brasil.

No âmbito da parceria, a Nokia está fornecendo equipamentos de sua mais recente linha de produtos AirScale, incluindo unidades de rádio de banda tripla que suportam bandas de 700, 850 e 900 MHz. A unidade também oferece suporte simultâneo ao 3G, 4G e 5G.

Notícias relacionadas

A expectativa é que a banda baixa entregue melhor cobertura para a TPG em amplas áreas externas e ambientes indoor urbanos, habilitando também casos de uso de Internet das Coisas (IoT).

Vale notar que um teste de rede 5G privativa e standalone em 700 MHz fez parte da demonstração realizada pela Nokia ao governo brasileiro durante missão recente do Ministério das Comunicações (MCom) aos EUA. A faixa também está designada no Brasil para uso governamental, além do 4G.

Capacidade remanescente do 700 MHz será disponibilizada no leilão de espectro programado para este ano pelo governo, ainda que sem obrigações de instalação 5G associadas. Na China, o uso da faixa para cobertura de quinta geração é uma das apostas da indústria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.