A Telefónica S/A acaba de aceitar a oferta pública de aquisição (OPA) da Telefónica Publicidad e Información (TPI) feita pelo Yell Group Plc, referente às 216.269.764 ações pertencentes à operadora espanhola. A oferta foi dirigida a 100% do capital social da TPI em circulação. Isto representa um total de 361.022.184 ações de 5 centésimos de euro de valor nominal cada uma, o que permite que seja equitativa e acessível nas mesmas condições a todos os acionistas que desejam desfazer-se de sua participação. Como titular de 59,9% do capital social da TPI, a Telefónica receberá 1,8 bilhão de euros, o que significa um ganho líquido de capital de 1,57 bilhão de euros pela totalidade de seus papéis.
O anúncio do acordo saiu após o término do prazo legal estabelecido para possíveis ofertas de competidores e depois do informe favorável emitido pelo conselho de administração da TPI, dia 27 de junho último.
Segundo os termos estabelecidos pela oferta, os acionistas que aderirem receberão 8,50 euros por ação da TPI, o que valoriza a companhia em mais de 3 bilhões de euros. Este preço supõe um ganho de 18,38% sobre o valor médio da cotação da TPI, ponderado por seu volume durante os três meses anteriores ao anúncio da operação, informa a operadora.
A Telefónica explicou que a retirada do seu investimento na TPI se deve a uma tendência do setor, que nos últimos quatro anos assistiu à consolidação da segregação dos negócios europeus entre as grandes empresas de telecomunicações.
A TPI, que encerrou o ano com lucro líquido de 126,9 milhões de euros, obteve autorização do conselho de acionistas para distribuir dividendo bruto de 0,40 euros por ação, com pagamento iniciado em maio.